O Jornal Valor Econômico (SP) publicou, em 05 de março de 2015, uma matéria com o seguinte enunciado: “Escola do século XIX não consegue atrair jovens”.
A reportagem fala sobre as dificuldades atuais para manter o aluno interessado na aula e na escola. Hoje com um celular e internet a informação não está mais só com o professor.
“O aluno não vai mais aguentar alguém só falando por uma, duas, três horas e só escutar”, afirma Mozart Neves Ramos.
A respeito da evasão e do fracasso escolar o psicólogo na identificação dessas causas deve se atentar para os seguintes temas, assinale a opção correta:
- A) O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
- B) As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos, a falta de estimulação quando criança e a formação deficitária de professores e alunos aumentam os potenciais para o fracasso escolar.
- C) O mercado de trabalho passou a exigir uma formação menos especializada, reduzindo o custo da escolarização.
- D) Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.
- E) O Contexto socioeconômico e familiar, o sistema educacional, qualidade e desempenho dos professores, motivação do aluno e o fracasso no interior da escola são os principais influentes no fracasso escolar.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) O Contexto socioeconômico e familiar, o sistema educacional, qualidade e desempenho dos professores, motivação do aluno e o fracasso no interior da escola são os principais influentes no fracasso escolar.
Gabarito: Letra E
A respeito da evasão e do fracasso escolar o psicólogo na identificação dessas causas deve se atentar para os seguintes temas, assinale a opção correta:
a) O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
Errado. Vários fatores estão envolvidos tanto no fracasso quanto na evasão escolar, e esses fatores podem ser minimizados ou até resolvidos, com as medidas adequadas. Esses fenômenos não são inevitáveis.
b) As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos, a falta de estimulação quando criança e a formação deficitária de professores e alunos aumentam os potenciais para o fracasso escolar.
Errado. Essa afirmativa é um pouco controversa. As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos e a formação deficitária de professores são, sim, fatores que aumentam o potencial de fracasso escolar. A falta de estimulação quando criança, entretanto, não é consensual. Alguns autores afirmam que sim, esse é um fator, outros afirmam que essa é uma visão etnocêntrica e preconceituosa com classes sociais mais baixas. Como veremos, temos uma afirmativa mais correta, então consideraremos a segunda opção.
c) O mercado de trabalho passou a exigir uma formação menos especializada, reduzindo o custo da escolarização.
Errado. O mercado de trabalho cada vez mais exige maior especialização, tornando o custo da escolarização mais alto.
d) Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.
Errado. Essa é uma visão preconceituosa e ultrapassada. O contexto socioeconômico está, sim, associado com os índices de repetência e evasão escolar, mas não por déficits mentais.
e) O Contexto socioeconômico e familiar, o sistema educacional, qualidade e desempenho dos professores, motivação do aluno e o fracasso no interior da escola são os principais influentes no fracasso escolar.
Certo! Esses são fatores importantes no fracasso escolar.
Nosso gabarito é Letra E
Deixe um comentário