Para estabelecer uma relação efetiva entre pais e escola que promova o sucesso acadêmico do aluno, é necessário que
- A) cada segmento tenha clareza quanto a suas competências, suas responsabilidades e seus poderes, sem interferir no espaço e na autonomia do outro.
- B) a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.
- C) a escola garanta o acesso às informações, forneça oportunidades de inserção multicultural e compense as lacunas provenientes da educação familiar.
- D) os pais se envolvam com a escola, monitorem o comportamento dos filhos e criem de ambientes de aprendizagem em casa.
- E) a família favoreça ao filho o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e a capacidade de adaptação às situações cotidianas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.
Gabarito Letra B
Para estabelecer uma relação efetiva entre pais e escola que promova o sucesso acadêmico do aluno, é necessário que
a) cada segmento tenha clareza quanto a suas competências, suas responsabilidades e seus poderes, sem interferir no espaço e na autonomia do outro.
Errado. É importante, sim, que cada segmento saiba sobre suas responsabilidades e poderes, mas isso significa que, eventualmente, pode haver interferência nos espaços um do outro. Por exemplo, se a escola percebe que o aluno está sofrendo violência dentro de casa, é sua responsabilidade denunciar, ou quando um pai percebe que a escola não está seguindo seu projeto pedagógico e a procura para saber o que está acontecendo, também há interferência, que nesse caso é devido justamente a essa relação efetiva.
b) a relação entre família e escola esteja pautada no estabelecimento de ações e soluções conjuntas, previstas no projeto pedagógico, priorizando estratégias e formas de ampliar essa relação e considerando o contexto cultural, as crenças, os valores e as peculiaridades dos ambientes sociais.
Certo! Para que seja uma relação efetiva, é preciso que escola e família tenham objetivos comuns e trabalhem de forma conjunta.
c) a escola garanta o acesso às informações, forneça oportunidades de inserção multicultural e compense as lacunas provenientes da educação familiar.
Errado. Não é função da escola compensar lacunas provenientes de educação familiar, cada um tem sua função própria na educação.
d) os pais se envolvam com a escola, monitorem o comportamento dos filhos e criem de ambientes de aprendizagem em casa.
Errado. O monitoramento dos filhos e a criação de ambientes de aprendizagem em casa não garantem que haverá uma relação efetiva com a escola.
e) a família favoreça ao filho o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e a capacidade de adaptação às situações cotidianas.
Errado. A família deve, sim, favorecer esse desenvolvimento, mas isso não influencia a relação entre pais e escola.
Assim, nosso gabarito é Letra B.
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