Mitjáns (2009) salienta que, para que o psicólogo escolar contribua com a transformação e a melhoria da qualidade da educação brasileira, é fundamental a mudança nas práticas tradicionais e a emergência de novas práticas científico‐profissionais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta atividade(s) que não é(são) recomendada(s) para um psicólogo escolar.
- A) diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola
- B) elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar
- C) participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola
- D) participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho
- E) contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica
Resposta:
A alternativa correta é letra B) elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar
Mitjáns (2009) salienta que, para que o psicólogo escolar contribua com a transformação e a melhoria da qualidade da educação brasileira, é fundamental a mudança nas práticas tradicionais e a emergência de novas práticas científico‐profissionais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta atividade(s) que não é(são) recomendada(s) para um psicólogo escolar.
Mitjáns, no seu artigo "Psicologia escolar e educacional: compromissos com a educação brasileira", cita as seguintes formas de atuação emergentes:
1. Diagnóstico, análise e intervenção a nível institucional especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.
2. Participação na construção, acompanhamento e avaliação da proposta pedagógica da escola.
3. Participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho.
4. Contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica.
5. Coordenação de disciplinas e de oficinas direcionadas ao desenvolvimento integral dos alunos.
6. Contribuir para a caracterização da população estudantil com o objetivo de subsidiar o ensino personalizado.
7. Realização de pesquisas diversas com o objetivo de aprimorar o processo educativo.
8. Facilitar de forma crítica, reflexiva e criativa a implementação das políticas públicas.
A única alternativa que não está de acordo com o texto citado é a Letra B.
a) diagnóstico, análise e intervenção em nível institucional, especialmente no que diz respeito à subjetividade social da escola
b) elaboração de relatórios de avaliação psicológica para fins de encaminhamento de alunos com dificuldades escolares para outros profissionais especializados fora da instituição escolar
c) participação na construção, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da escola
d) participação no processo de seleção dos membros da equipe pedagógica e no processo de avaliação dos resultados do trabalho
e) contribuição para a coesão da equipe de direção pedagógica e para sua formação técnica
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