Pozzobon, Mahendra e Marin (2017) realizaram uma pesquisa sobre o fracasso escolar, em um município do Rio Grande do Sul, envolvendo alunos, pais e professores da rede de ensino fundamental. Considerando os achados dessa pesquisa, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A maioria dos alunos, nessa pesquisa, atribui a si próprio o fracasso escolar.
( ) Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar.
( ) Em relação à substituição do termo “fracasso escolar” por outro termo, “desempenho escolar” foi o mais popular entre os pais, enquanto “desinteresse escolar” foi o mais popular entre os alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) F – F – F.
- B) F – V – V.
- C) V – F – F.
- D) V – V – F.
- E) V – V – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V – V – V.
Gabarito Letra E
Pozzobon, Mahendra e Marin (2017) realizaram uma pesquisa sobre o fracasso escolar, em um município do Rio Grande do Sul, envolvendo alunos, pais e professores da rede de ensino fundamental. Considerando os achados dessa pesquisa, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(V) A maioria dos alunos, nessa pesquisa, atribui a si próprio o fracasso escolar.
Verdadeiro! Veja:
“A grande maioria dos alunos entrevistados (92,3%) responsabilizou a si próprio pelo fracasso escolar, relacionando-o a fatores como: não prestar atenção nas aulas, não atingir conceitos satisfatórios, não conseguir entender a matéria, reprovar mesmo estudando e desistir/evadir da escola. Tais fatores foram associados ao desinteresse, que os impossibilita de ir adiante, mesmo tendo capacidade, pois estão indiretamente relacionados a “muitos problemas em casa ou na rua.”
(V) Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar.
Verdadeiro!
“Entre os alunos participantes, nenhum deles apontou a família como responsável direta ou indiretamente por seu desempenho escolar e apenas 7,6% dos pais entendia que a família poderia influenciar o desempenho escolar dos filhos”
(V) Em relação à substituição do termo “fracasso escolar” por outro termo, “desempenho escolar” foi o mais popular entre os pais, enquanto “desinteresse escolar” foi o mais popular entre os alunos.
Verdadeiro! Veja a tabela apresentada pelo artigo:
Dessa forma, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é VVV.
Gabarito Letra E.
Referência
POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 3, 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v21n3/2175-3539-pee-21-03-387.pdf> Acesso em 25 de janeiro de 2020.
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