Sob a perspectiva de WEISS, que diz respeito à análise da instituição escola, em seus diferentes níveis, sendo esta a maior contribuinte para o fracasso escolar dos alunos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A escola não é isolada do sistema socioeconômico, é um reflexo dele.
( ) Professores que não possuem o apoio da escola, quando se trata apenas de material pedagógico, podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável ao aluno.
( ) O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas. A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento.
- A) E - E - C.
- B) C - C - E.
- C) E - C - E.
- D) C - E - C.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) C - E - C.
Gabarito Letra D
(C) A escola não é isolada do sistema socioeconômico, é um reflexo dele.
Certo!
“A segunda perspectiva diz respeito à análise da instituição escola, em seus diferentes níveis, como sendo a maior contribuinte para o fracasso escolar de seus alunos. Tal possibilidade de estudo não pode ser vista isolada da anterior, pois sistema de ensino, seja público seja particular, reflete sempre a sociedade em que está inserido. A escola não é isolada do sistema socioeconômico, mas, pelo contrário, é um reflexo dele. Portanto, a possibilidade de absorção de certos conhecimentos pelo aluno dependerá, em parte, de como essas informações lhe chegaram, lhe foram ensinadas, o que por sua vez dependerá, nessa cadeia, das condições sociais que determinaram a qualidade do ensino. Termina a rota da “deficiência social” nas baixas oportunidades do aluno como pessoa, acrescidas da baixa qualidade da escola.
(E) Professores que não possuem o apoio da escola, quando se trata apenas de material pedagógico, podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável ao aluno.
Errado. Professores sem apoio não podem ocupar bem esse lugar.
“Professores em escolas desestruturadas, sem apoio material e pedagógico, desqualificados pela sociedade, pelas famílias, pelos alunos não podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável pelo aluno. É preciso que o professor competente e valorizado encontre o prazer de ensinar para que possibilite o nascimento do prazer de aprender. O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas.”
(C) O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas. A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento.
Certo!
“A má qualidade do ensino provoca um desestímulo na busca do conhecimento. Não há, assim, um investimento dos alunos, do ponto de vista emocional, na aprendizagem escolar, e esse movimento seria uma condição interna básica. Casos há em que tal desinteresse é visto como um problema apenas do aluno, sendo ele encaminhado para diagnóstico psicopedagógico por “não ter o menor interesse nas aulas” e “não estudar em casa”, baixando assim sua produção.”
A sequência correta é C E C
Gabarito Letra D
Fonte: http://drb-m.org/39psicopedagogia%20clinica.pdf
Deixe um comentário