Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Deve-se considerar que o brincar preenche necessidades que variam de acordo com a idade e que as brincadeiras, por meio de jogos, estimulam a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Para Vygostsky, a criança define o brincar atraves da criação de um(a):

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  situação imaginária.

Gabarito Letra B

 

Deve-se considerar que o brincar preenche necessidades que variam de acordo com a idade e que as brincadeiras, por meio de jogos, estimulam a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Para Vygostsky, a criança define o brincar atraves da criação de um(a):

a)  elaboração racional.

b)  situação imaginária.

c)  sistema de recompensa.

d)  estímulo intrapessoal.

e)  situação interpessoal.

 

Vygotsky acredita que o brincar é definido através da criação de uma situação imaginária:

“Através do brinquedo, a criança estabelece suas relações com a vida real. Ela vai experimentar sensações que já conhece e vai desenvolvendo regras de comportamento que imagina serem corretas. Um exemplo é quando ela brinca de irmã ou de mãe e filha, e se comporta como ela acha que seus irmãos devam se comportar, ou como acha que a filha tem de agir com sua mãe. Ela nem percebe que na brincadeira se comportou como deveria agir na vida real. Através da brincadeira ela incorpora as regras de comportamento.

Para Vygotsky, a situação imaginária criada pela criança é que define o brincar, e assim, devemos considerar que o brincar preenche necessidades que variam conforme a idade e que as brincadeiras por meio de jogos estimulam a curiosidade e a auto-confiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. Dessa forma se bem planejados, e aplicados com objetivos claros e bem definidos, considerando a idade e as limitações do aluno, os jogos favorecem a construção do conhecimento, ou seja, a aprendizagem e, por conseqüência, o desenvolvimento da criança.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *