As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. E necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional e uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que e muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:
- A) cuidado e assimilação.
- B) treinamento e adaptação.
- C) cuidado e estimulação.
- D) treinamento e assimilação.
- E) cuidado e adaptação.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) treinamento e adaptação.
Gabarito Letra B
As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. E necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, desafiando-o a enfrentar conflitos cognitivos. A educação especializada tradicional e uma forma de intervenção que mantém o aluno em um nível de compreensão que e muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar, acabando por reforçar a deficiência do aluno, com sua prática em moldes do:
a) cuidado e assimilação.
b) treinamento e adaptação.
c) cuidado e estimulação.
d) treinamento e assimilação.
e) cuidado e adaptação.
A educação especializada tradicional tem sua prática nos moldes do treinamento e da adaptação. Veja:
“As barreiras da deficiência mental diferem das barreiras encontradas nas demais deficiências. Trata-se de barreiras referentes à maneira de lidar com o saber em geral, fato que reflete preponderantemente na construção do conhecimento escolar. A educação especializada tradicional, realizada nos moldes do treinamento e da adaptação, reforça a deficiência desse aluno. Essas formas de intervenção mantêm o aluno em um nível de compreensão que é muito primitivo e que a pessoa com deficiência mental tem dificuldade de ultrapassar - o nível das chamadas regulações automáticas, descritas por Piaget. É necessário que se estimule o aluno com deficiência mental a avançar na sua compreensão, criando-lhe conflitos cognitivos, ou melhor, desafiando-o a enfrentá-los. O Atendimento Educacional Especializado deve propiciar aos alunos com deficiência mental condições de passar de um tipo de ação automática e mecânica diante de uma situação de aprendizado/ experiência – regulações automáticas para um outro tipo, que lhe possibilite selecionar e optar pelos meios que julguem mais convenientes para agir intelectualmente – regulações ativas, também descritas por Piaget. O Atendimento Educacional Especializado para tais alunos deve, portanto, privilegiar o desenvolvimento e a superação de seus limites intelectuais, exatamente como acontece com as demais deficiências, como exemplo: para o cego, a possibilidade de ler pelo braile; para o surdo, a forma mais conveniente de se comunicar e para a pessoa com deficiência física, o modo mais adequado de se orientar e se locomover.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf
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