Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) flexibilizaçõescurriculares.

Gabarito Letra C

 

Como aponta Páez atender à diversidade é atender às crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Dessa forma, é necessário pensar a partir do grupo de alunos e da diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente, e para tal, a solução são as:

a)  abordagens construtivistas.

b)  salas de multimídia.

c)  flexibilizações curriculares.

d)  adaptações de grande porte.

e)  estratégias curriculares.

 

A solução apresentada pelo autor são as flexibilizações curriculares, veja:

“Ainda de acordo com o Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; "Algumas metodologias para tratar dessa questão propõem a individualização do ensino através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. Esta concepção tem como justificativa a diferença entre os alunos e o respeito à diversidade. Porém, como pensar a inclusão se os alunos com dificuldades e, apenas eles, têm um plano específico para aprender? Um plano individualizado, nessa perspectiva, pode ser um reforço à exclusão. Levar em conta a diversidade não implica em fazer um currículo individual paralelo para alguns alunos. Caso isto aconteça, estes alunos ficam à margem do grupo, pois as trocas significativas feitas em uma sala de aula necessariamente acontecem em torno dos objetos de aprendizagem. As flexibilizações curriculares são fundamentais no processo de inclusão educativa. Porém, é necessário pensá-las a partir do grupo de alunos e a diversidade que o compõe e não para alguns alunos tomados isoladamente. Como aponta Páez (2001) atender à diversidade é atender as crianças com deficiências, mas também todas as outras diversidades que aparecem cotidianamente na comunidade."

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/R201246.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *