O profissional de saúde deve ser capaz de criar, planejar, implementar ações que visem ao bem-estar geral de determinada comunidade. Para tanto, vem sendo estimulado à utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos e capacitações, dentre as quais se destaca a:
- A) aprendizagem baseada em evidências.
- B) educação alimentar e nutricional.
- C) aprendizagem baseada em problemas.
- D) metodologia de retenção de informação.
- E) educação comportamental.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) aprendizagem baseada em problemas.
Gabarito Letra C
O profissional de saúde deve ser capaz de criar, planejar, implementar ações que visem ao bem-estar geral de determinada comunidade. Para tanto, vem sendo estimulado à utilização de metodologias ativas de aprendizagem em treinamentos e capacitações, dentre as quais se destaca a:
a) aprendizagem baseada em evidências.
b) educação alimentar e nutricional.
c) aprendizagem baseada em problemas.
d) metodologia de retenção de informação.
e) educação comportamental.
A alternativa que traz uma metodologia ativa é a letra C, aprendizagem baseada em problemas. Vamos relembrar um pouco sobre ela e outras metolodias ativas:
“As metodologias ativas no Ensino em Saúde vêm sendo desenvolvidas sob diferentes abordagens, a exemplo, menciona-se:
• Aprendizagem Baseada em Problemas ou problem -based- learning (BPL) – Neste método são preparadas situações, ou seja, temas de estudo que o aluno deverá saber e dominar, sendo determinados previamente quais conhecimentos o aluno deverá possuir para cada uma delas. Cada tema é transformado em um problema para ser discutido em pequenos grupos, visando o desenvolvimento do raciocínio crítico, habilidades de comunicação e o entendimento da necessidade da aprendizagem continuada (FUJITA, et al., 2016; PRADO et al., 2012).
• Teoria da Problematização utilizando o Arco de Mangarez - O método desenvolvido por Charles Maguerez e adaptado por Bordenave é constituído das seguintes etapas: observação da realidade, levantamento de pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação na realidade. Nesta técnica o caminho a ser percorrido pelo discente parte da situação da realidade social observada, que provoca questionamento, a partir do qual se desenha o quadro conceitual que permite uma análise teórica do problema. Coletam-se dados relevantes, formulamse hipóteses norteadoras e chega-se a uma síntese ou solução, que envolve a transformação da realidade (FUJITA, et al., 2016).
• Aprendizagem baseada em equipes (ABE), também conhecida como team-based- learning (TBL) - No TBL o foco da atividade é introduzir conceitos relacionados a qualquer área de conhecimento e estimular o trabalho em equipe no desenvolvimento das tarefas. Essa metodologia requer planejamento minucioso e atuação dos estudantes acerca das leituras ou exercícios solicitados, previamente, pelo docente. Pode se sintetizar seu percurso metodológico em três etapas: A primeira consiste na preparação individual dos estudantes (pré-classe); a segunda etapa refere-se à avaliação da garantia do preparo, realizada através da aplicação de um teste contendo de 10 a 20 questões de múltipla escolha. O teste deve ser feito primeiramente, de maneira individual, e posteriormente, em grupos, onde eles deverão negociar opiniões e pontos de vista a fim de escolher apenas uma resposta. A última etapa trata-se da aplicação dos conhecimentos (conceitos) adquiridos por meio da resolução de situações problema (casosclínicos, por exemplo) nas equipes; deve ocupar a maior parte da carga horária (BOLLELA, et al., 2014).”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/download/36910/27609
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