Sobre a motivação, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as perspectivas psicológicas aos seus respectivos campos do saber.
COLUNA I
1. Perspectiva comportamental
2. Perspectiva humanista
3. Perspectiva cognitiva
4. Perspectiva social
COLUNA II
( ) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.
( ) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.
( ) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.
( ) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.
Assinale a sequência correta.
- A) 3 1 2 4
- B) 1 3 4 2
- C) 2 4 3 1
- D) 4 2 1 3
Resposta:
A alternativa correta é letra D) 4 2 1 3
Gabarito Letra D
A questão pede para relacionar as perspectivas da motivação com sua definição. Para facilitar a compreensão, colocarei a frente de cada perspectiva a definição apresentada por Santrock (2009), para posteriormente encontrarmos uma correspondência na coluna II:
COLUNA I
1. Perspectiva comportamental
“A perspectiva comportamental da motivação enfatiza recompensas e punições externas como chave na determinação da motivação de um estudante. Incentivos são estímulos ou eventos positivos ou negativos que podem modificar o comportamento de estudante.”
2. Perspectiva humanista
“Segundo a perspectiva humanista de Maslow, existe uma hierarquia de motivos e as necessidades dos estudantes devem ser satisfeitas em determinada sequência. A auto-realização, a mais elevada e indefinida das necessidades de Maslow, envolve a motivação de desenvolver todo o seu potencial como ser humano.”
3. Perspectiva cognitiva
“De acordo com a perspectiva cognitiva da motivação, os pensamentos dos estudantes dirigem sua motivação. A perspectiva cognitiva foca na motivação interna em ter sucesso, nas atribuições, nas convicções dos estudantes de que podem efetivamente controlar seu ambiente, na definição de objetivos, planejamento e monitoramento do processo rumo ao objetivo. A perspectiva cognitiva combina com o conceito de R. W. White de motivação para a competência.”
4. Perspectiva social
“A perspectiva social enfatiza a necessidade de afiliação.”
COLUNA II
(4) Necessidade de afiliação ou vínculo – a necessidade dos alunos de vínculo ou afiliação é refletida na motivação para ficar ao lado de colegas e na vontade de ter um relacionamento positivo com os professores.
A perspectiva que aborda necessidade de afiliação é a Perspectiva social.
(2) Hierarquia das necessidades – a autorrealização é a mais elevada das necessidades humanas e caracteriza-se pela motivação do ser humano em desenvolver todo o seu potencial como ser.
A perspectiva que apresenta a hierarquia de necessidades é a Perspectiva humanista.
(1) Incentivos – os incentivos usados pelos professores em sala de aula, por exemplo pontuações e conceitos, podem motivar o comportamento dos estudantes.
A perspectiva que apresenta os incentivos como motivadores é a Perspectiva comportamental.
(3) Motivação para competência – os estudantes devem receber mais oportunidades e responsabilidades para controlar o resultado de seu rendimento.
A perspectiva que corresponde a motivação para competência é a Perspectiva cognitiva.
Nossa sequência fica, então: 4213.
Gabarito Letra D
Referência
SANTROCK, John W (2009). Psicologia Educacional (3 Ed.) São Paulo: McGraw-Hill.
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