Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação.
Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO:
- A) Fatores orgânicos: diz respeito a integridade anatômica e de funcionamento dos órgãos diretamente comprometidos com a manipulação do entorno, bem como os dispositivos que garantem sua coordenação no sistema nervoso central.
- B) Fatores específicos: encontram-se ligados frequentemente a uma indeterminação na lateralidade do sujeito.
- C) Fatores psicossociais: referem-se aos aspectos que definem a interação subjetiva e social entre o estudante e o meio de ensino.
- D) Fatores ambientais: relacionados à dimensão material, referem-se às possibilidades reais que o ambiente oferece ao indivíduo em termos da quantidade e da qualidade, frequência e abundância de estímulos, facilitando ou não sua aprendizagem.
Resposta:
Segundo Pain (1992), problemas de aprendizagem podem ser considerados sintomas ou sinais de descompensação. Nesse contexto, o seu diagnóstico está constituído pelo seu significado. Os fatores fundamentais a serem levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são, EXCETO: fatores psicossociais.
A alternativa correta é a letra C) Fatores psicossociais: referem-se aos aspectos que definem a interação subjetiva e social entre o estudante e o meio de ensino.
Esses fatores psicossociais são fundamentais para o diagnóstico de problemas de aprendizagem, pois eles influenciam diretamente a forma como o estudante interage com o meio de ensino e como ele processa as informações.
Os fatores psicossociais incluem aspectos como a motivação, a autoestima, a ansiedade, a personalidade e a capacidade de adaptação do estudante, entre outros. Além disso, esses fatores também incluem a forma como o estudante se relaciona com os professores, os colegas de classe e a família, e como essas relações influenciam seu desempenho acadêmico.
Portanto, ao considerar os fatores psicossociais no diagnóstico de problemas de aprendizagem, os professores e os profissionais de educação podem ter uma visão mais completa do estudante e desenvolver estratégias mais eficazes para ajudá-lo a superar seus desafios.
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