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As condições de vulnerabilidade social nas quais muitos estudantes se encontram inseridos admitem inegáveis relações com a não aprendizagem escolar, fato que colabora para o aumento do número de reprovações e de repetências, endossando o malogro acadêmico de sujeitos oriundos, em sua maioria, dos estratos mais pobres da sociedade. Nesse sentido, a atuação psicopedagógica em conjunto com a dos demais profissionais da escola deve:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Favorecer o desenvolvimento social e educacional dos estudantes em estados de vulnerabilidade social por meio da construção de repertórios comportamentais a eles favoráveis, ou seja, atuar no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) direcionado ao reequilíbrio positivo das relações entre esses aprendentes e suas aprendizagens.

 

As condições de vulnerabilidade social nas quais muitos estudantes se encontram inseridos admitem inegáveis relações com a não aprendizagem escolar, fato que colabora para o aumento do número de reprovações e de repetências, endossando o malogro acadêmico de sujeitos oriundos, em sua maioria, dos estratos mais pobres da sociedade. Nesse sentido, a atuação psicopedagógica em conjunto com a dos demais profissionais da escola deve:

 

a)  Realizar cursos de nivelamento escolar tanto para os estudantes em estados de vulnerabilidade social quanto para suas famílias, de modo que essas ações de intervenção socioeducacional contribuam para amenizar o fracasso escolar, bem como ajudem na elevação de rendimentos intelectuais compatíveis com os indicadores dos exames nacionais de aprendizagem.

 

Segundo as referências utilizadas para esta questão, existem outras formas de intervenção que vão além do oferecimento de cursos. É preciso verificar as necessidades de intervenção no âmbito comportamental, por exemplo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Favorecer o desenvolvimento social e educacional dos estudantes em estados de vulnerabilidade social por meio da construção de repertórios comportamentais a eles favoráveis, ou seja, atuar no Treinamento de Habilidades Sociais (THS) direcionado ao reequilíbrio positivo das relações entre esses aprendentes e suas aprendizagens.

 

A alternativa está de acordo com o que Souza e colab. falam sobre a importância do Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para o processo de aprendizagem. Veja:

 

"A efetividade do THS na promoção de habilidades relacionadas a competência acadêmica e aprendizado, como habilidades de leitura, escrita e aritmética, também foi observada em outros estudos com populações em situação de vulnerabilidade (Lopes, Del Prette, & Del Prette, 2013; Noltemeyer & Bush, 2013; Schonfeld et al., 2015).

 

Em estudo envolvendo 24 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, foi observado que os estudantes envolvidos apresentaram aumento significativo nos níveis de aritmética, leitura e escrita (Schonfeld et al., 2015). Esses resultados explicitam que o THS pode atuar na prevenção e redução do fracasso escolar e seus impactos na vida futura dos estudantes (Lopes et al., 2013; Noltemeyer & Bush, 2013).

 

(...)

 

Os resultados da presente pesquisa apontaram para diminuição de problemas de comportamento e melhora no desempenho acadêmico após o THS. 

 

(...)

 

Observa-se que o THS pode atuar como uma importante ferramenta de proteção e ajuda para os problemas do cotidiano escolar".

 

Alternativa Correta.

 

c)  Estabelecer parcerias com as Instituições de Ensino Superior para a promoção de cursos de formação continuada direcionados aos professores, tendo em vista que esse profissional é decisivo para a construção de situações de ensino e de aprendizagem vinculadas aos critérios de avaliação dos exames nacionais.

 

De forma parecida com a alternativa "a", é preciso pensar em intervenções que ultrapassem o oferecimento de cursos. 

 

Assertiva Falsa.

 

d)  Encaminhar periodicamente os estudantes em condições de vulnerabilidade social para acompanhamentos psicológicos, psiquiátricos e psicopedagógicos, tendo em vista que a escola carece desses profissionais para lhes oferecer os direcionamentos necessários a fim de recuperar a função positiva da aprendizagem na vida desses sujeitos.

 

Os encaminhamentos podem acontecer, contudo, é interessante propor intervenções no próprio contexto de ensino-aprendizagem.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra B.

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