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Em sua dimensão preventiva, a prática psicopedagógica direciona-se, de modo especial, para:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem que analisa o individual, o coletivo e as relações sistêmicas a eles inerentes.

 

Em sua dimensão preventiva, a prática psicopedagógica direciona-se, de modo especial, para:

 

a)  A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem sistêmica dos fatores inconscientes que interferem na cultura organizacional na qual o aprendente está inserido.

 

A dimensão preventiva não faz uma abordagem sistêmica dos fatores inconscientes que interferem na cultura organizacional.

 

Na verdade, ela atua diante dos processos de ensino e aprendizagem, enriquecendo os procedimentos da sala de aula.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  A orientação dos processos de ensino e de aprendizagem capaz de cooperar para a apropriação do conhecimento pelo ser humano por meio de uma abordagem que analisa o individual, o coletivo e as relações sistêmicas a eles inerentes.

 

Fagali e Vale comentam que há duas possibilidades de atuação da psicopedagogia: uma curativa e a outra preventiva. Veja:

 

"A primeira tem como objetivo reintegrar ao processo de construção de conhecimento uma criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem. A segunda tem como meta refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, enriquecendo os procedimentos em sala de aula, as avaliações e planejamentos na educação sistemática e assistemática"

 

Portanto, a intervenção preventiva age nos processos de ensino e aprendizagem, assim como a alternativa trouxe. 

 

Assertiva Correta. 

 

c)  A orientação da família do aprendente visando a cooperar para a apropriação do conhecimento pelos membros do núcleo familiar, de modo que essa intervenção possa incidir positivamente na reelaboração funcional da aprendizagem do sujeito cognocente.

 

A proposta da intervenção preventiva, de acordo com a referência que vimos, não tem como foco a apropriação do conhecimento pelos membros do núcleo familiar.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A orientação do aprendente quanto à sua modalidade de aprendizagem, uma vez que esse tipo de prevenção é a mais adequada dentre todas as outras, posto que incide diretamente na normal reequilibração das estruturas cognitivas do estudante.

 

Não se pode afirmar que existe um tipo de prevenção mais adequado que outros. A importância de um tipo de intervenção vai depender do contexto e da necessidade.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

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