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Considerando os conhecimentos sobre Transtornos de Aprendizagem, é correto afirmar que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) A discalculia compromete o raciocínio lógico-matemático do aprendente.

 

Considerando os conhecimentos sobre Transtornos de Aprendizagem, é correto afirmar que:

 

a)  A discalculia compromete o raciocínio lógico-matemático do aprendente.

 

A afirmativa está de acordo com Cardoso da Silva:

 

"O termo discalculia é usado freqüentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas e falhas no raciocínio lógico-matemático".

 

Assertiva Correta.

 

b)  A discalculia compromete o raciocínio concreto e o abstrato do aprendente.

 

Conforme vimos acima, a discalculia afeta o raciocínio lógico-matemático. Seria muito abrangente falar que o raciocínio concreto e o abstrato são afetados.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  A discalculia inviabiliza o raciocínio lógico-argumentativo do aprendente.

 

Como vimos, a Discalculia envolve o raciocínio lógico-matemático, não o lógico-argumentativo.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A discalculia inviabiliza tanto o raciocínio matemático quanto o linguístico-fonológico do aprendente.

 

 Santos, Silva e Oliveira comentam que, geralmente, o sujeito com Discalculia não apresenta problemas fonológicos. Veja:

 

"O aluno com Discalculia geralmente não apresenta problemas fonológicos, mas possui dificuldades nas habilidades visuo-espaciais, e nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis"

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

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