O Modelo Nosográfico elaborado por Jorge Visca indica uma classificação sobre os estados patológicos da aprendizagem humana a partir de dois níveis principais: o Semiológico e o Patogênico. Sobre este último, selecione a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem.
- A) Funcional, Reativo, Cognitivo e Emocional.
- B) Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.
- C) Epistêmico, Epistemofílico, Disfuncional e Gnosiológico.
- D) Funcional, Reativo, Cognitivo e Sociocultural.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.
O Modelo Nosográfico elaborado por Jorge Visca indica uma classificação sobre os estados patológicos da aprendizagem humana a partir de dois níveis principais: o Semiológico e o Patogênico. Sobre este último, selecione a alternativa que descreve os obstáculos a serem considerados na avaliação das dificuldades de aprendizagem.
De acordo com Carvalho Ferreira
"Jorge Visca (1987), classifica estes obstáculos como: epistêmicos, epistemofílicos, epistemológicos e funcionais.
O obstáculo epistêmico, se refere à estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operacionalidade da estrutura cognitiva alcançada, quer dizer que ninguém aprende além do que sua estrutura cognitiva permite.
O epistemofílico designa o vínculo afetivo que o aprendiz estabelece com os objetos e situações de aprendizagem, sendo que um vínculo afetivo inadequado também é capaz de impedir ou dificultar a aprendizagem.
O obstáculo epistemológico está relacionado ao meio cultural onde o aprendiz está inserido. Mudanças culturais significativas, adaptação a idiomas e costumes culturais podem emperrar este processo, geralmente acontece quando existe a transposição de um sistema inferior para um de melhor qualidade.
Os obstáculos funcionais correspondem às diferenças de funcionalidade da estrutura do pensamento, como as desigualdades entre aspectos figurativos e operativos, as formas de oscilações deste pensamento, a impossibilidade de usar certas justificativas, enfim, como o pensamento do aprendiz acontece".
Com isso, percebemos que Visca descreve os seguintes obstáculos: Epistêmico, Epistemofílico, Epistemológico e Funcional.
Agora, vamos observar as alternativas.
a) Funcional, Reativo, Cognitivo e Emocional.
Visca não utilizou os termos "reativo, cognitivo e emocional" para dar nome aos obstáculos.
Assertiva Falsa.
b) Epistêmico, Epistemofílico, Funcional e Epistemológico.
De acordo com o que vimos, esta é a correta.
Assertiva Correta.
c) Epistêmico, Epistemofílico, Disfuncional e Gnosiológico.
Visca não utilizou os termos "disfuncional e gnosiológico" para dar nome aos obstáculos.
Assertiva Falsa.
d) Funcional, Reativo, Cognitivo e Sociocultural.
Novamente a alternativa utiliza termos inadequados.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
Deixe um comentário