Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Maria Lúcia Lemme Weiss, em seu livro Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, afirma que o não aprender, embora retrate desprazer, desconforto e frustração, pode expressar dificuldades inconscientes do aprendente em relação a alguma ou a várias situações ocorrentes em sua vida cotidiana. Com amparo nesse entendimento, o não aprender

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) revela-se como a outra face do processo de aprendizagem, desempenhando uma função integrativa tão importante quanto a do aprender, pois se constitui como um sintoma que reclama diagnóstico e tratamento adequados.

 

Maria Lúcia Lemme Weiss, em seu livro Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, afirma que o não aprender, embora retrate desprazer, desconforto e frustração, pode expressar dificuldades inconscientes do aprendente em relação a alguma ou a várias situações ocorrentes em sua vida cotidiana. Com amparo nesse entendimento, o não aprender

 

a)  representa a face disfuncional do processo de aprendizagem a ser observada perifericamente no âmbito do diagnóstico psicopedagógico, tendo em vista que a principal função do psicopedagogo é a de estimular relações saudáveis entre o ensinante e o aprendente.

 

A assertiva está errada ao afirmar que o "não aprender" deve ser visto perifericamente no âmbito do diagnóstico psicopedagógico. Veja o que Weiss fala: 

 

"Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem"

 

Investigar o não aprender, portanto, é fundamental no processo do diagnóstico psicopedagógico.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  explicita a outra face do processo de aprendizagem que precisa ser represada, tendo em vista que, ao se adotar o não aprender como elemento de investigação psicopedagógica, ocorrerá o fortalecimento de suas funções desintegrativas e patológicas.

 

Como vimos acima, investigar o "não aprender" é fundamental para o diagnóstico. Portanto, a assertiva está errada ao falar que é uma face do processo de aprendizagem que precisa ser represada.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  revela-se como a outra face do processo de aprendizagem, desempenhando uma função integrativa tão importante quanto a do aprender, pois se constitui como um sintoma que reclama diagnóstico e tratamento adequados.

 

Observe o que Rebel fala sobre a função integrativa do "não-aprender":

 

"Paín (1985) refere-se ao diagnóstico como multifatorial. O psicopedagogo pode ajustar as hipóteses referentes ao sintoma apresentado pelo sujeito, quando for necessário. Ela lembra ao profissional a relação entre sintoma e não-aprendizagem, e comenta sobre suas funções integrativas e positivas.

 

A hipótese fundamental para avaliar o sintoma que nos ocupa é não considerá-lo como significante de um significado monolítico e substancial, mas, pelo contrário, entendê-lo como um estado particular de um sistema que, para equilibrar-se, precisou adotar este tipo de comportamento, que mereceria um nome positivo, mas que caracterizamos como não-aprendizagem. Desta forma, a não-aprendizagem não é o contrário de aprender, já que, como sintoma, está cumprindo uma função positiva tão integrativa como a desta última, mas com outra disposição dos fatores que intervém."

 

Portanto, percebe-se que a alternativa está de acordo com a teoria.

 

Assertiva Correta.

 

d)  revela-se como a face antagônica do processo de aprendizagem, uma vez que reforça e aprofunda o caráter disfuncional do aprender, fato que implicará no desdobramento de outras dificuldades no campo da cognição e o consequente aprisionamento das funções intelectivas do aprendente.

 

De acordo com o que vimos na alternativa anterior, o "não aprender" cumpre uma função integrativa. Não é, portanto, disfuncional.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *