Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tomando em consideração a importância do diagnóstico psicopedagógico como um recurso capaz de contribuir satisfatoriamente para os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências, se faz necessário, diante dessa perspectiva, que esse tipo de diagnóstico se constitua

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) como um processo de construção coletiva que coopere para uma avaliação psicopedagógica multirreferenciada tanto das condições reais de aprendizagem e de não aprendizagem do estudante quanto das particularidades da(s) deficiência(s) a ele inerente(s).

 

Tomando em consideração a importância do diagnóstico psicopedagógico como um recurso capaz de contribuir satisfatoriamente para os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiências, se faz necessário, diante dessa perspectiva, que esse tipo de diagnóstico se constitua

 

a)  como um processo de construção coletiva que coopere para uma avaliação psicopedagógica multirreferenciada tanto das condições reais de aprendizagem e de não aprendizagem do estudante quanto das particularidades da(s) deficiência(s) a ele inerente(s).

 

A alternativa está de acordo com o texto de Jordão de Carvalho. Veja:

 

"O processo de diagnóstico psicopedagógico deve ser a ponte entre o referencial médico-psicossocial e as propostas pedagógicas. O diagnóstico tem por finalidade fornecer informações reais e objetivas para o encaminhamento adequado do aluno com necessidades especiais, bem como subsidiar a prática pedagógica.

 

O que se deve buscar são as potencialidades e as possibilidades de aprendizagem desse aluno. O progresso e o sucesso do estudante no processo educacional serão possíveis a partir de um diagnóstico precoce da deficiência ou dificuldade de aprendizagem evidenciada. Numa perspectiva interativa de estimulação global, essa iniciativa possibilitará orientações à família e à escola".

 

O diagnóstico deve considerar diversas fontes de informações, sendo, portanto, multirreferenciado:

 

"Pode-se concluir que o diagnóstico psicopedagógico é o conhecimento integral do aluno. Deve-se considerar o contexto familiar, social e escolar no qual o aluno se desenvolve, bem como os fatores internos e externos que interagem no processo de desenvolvimento humano e, consequentemente, na aprendizagem. Outro aspecto a ser observado é o significado do sintoma que a deficiência ou a dificuldade de aprendizagem representam pra o aluno, sua família e à escola".

 

E é importante que se faça um trabalho em equipe:

 

"Nessa perspectiva, no diagnóstico psicopedagógico, devem intervir, no mínimo, dois profissionais de áreas interdisciplinares, psicólogo e pedagogo. E, quando necessário, profissionais da área de saúde para realizar o diagnóstico diferencial. Estes profissionais devem trabalhar juntos, visando o mesmo objetivo, ou seja, o bem-estar do aluno, percebendo-o de forma contextualizada, considerando suas condições orgânicas, sócio-emocionais e cognitivas".

 

Assertiva, portanto, Correta. 

 

b)  como uma metodologia de intervenção planejada em conexão direta com a avaliação psicológica e psiquiátrica do aprendente com deficiência, de maneira que este obtenha os benefícios da inclusão de forma mais rápida, satisfatória e adequada às exigências da Lei n° 9.394/1996, que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

Como vimos, o diagnóstico deve ser multirreferenciado. Portanto, não deve se restringir às informações de uma avaliação psicológica ou psiquiátrica, apenas.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  como um conjunto de avaliações psicométricas que deve ser planejado em consonância ao diagnóstico médico-psiquiátrico, assim como em relação direta com os resultados da avaliação psicológica, visando a assegurar um processo de inclusão muldisciplinar coeso e assertivo.

 

Os instrumentos psicométricos podem ser utilizados, mas o processo de avaliação não se resume ao uso deles.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  como um instrumento avaliativo de natureza lúdica, pois a observação criteriosa sobre o brincar se traduz na melhor das estratégias de coleta de informações sobre o estudante com deficiência, assim como uma das formas mais adequadas para que ele sinta-se verdadeiramente acolhido desde o seu diagnóstico até a sua efetiva inserção no ambiente escolar.

 

No meio do processo diagnóstico, é possível utilizar algumas técnicas lúdicas. Contudo, o diagnóstico psicopedagógico, em si, não é de natureza lúdica.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *