Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Embora não haja um percurso específico para se realizar um diagnóstico psicopedagógico, existem alguns momentos bastante conhecidos dos psicopedagogos, entre eles: o motivo da consulta, a anamnese, a hora do jogo, a aplicação das provas projetivas, a aplicação das provas piagetianas, entre outros. Por meio desses momentos, o psicopedagogo procura obter todos os dados necessários para compreender o significado, as causas e a modalidade de perturbação que em cada caso motiva a demanda psicopedagógica. O momento-chave para dar início a todo o processo de diagnóstico e consequente encaminhamento psicopedagógico encontra-se

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) no motivo da consulta.

 

Embora não haja um percurso específico para se realizar um diagnóstico psicopedagógico, existem alguns momentos bastante conhecidos dos psicopedagogos, entre eles: o motivo da consulta, a anamnese, a hora do jogo, a aplicação das provas projetivas, a aplicação das provas piagetianas, entre outros. Por meio desses momentos, o psicopedagogo procura obter todos os dados necessários para compreender o significado, as causas e a modalidade de perturbação que em cada caso motiva a demanda psicopedagógica. O momento-chave para dar início a todo o processo de diagnóstico e consequente encaminhamento psicopedagógico encontra-se

 

Observe o texto de Aragão:

 

"O processo do diagnóstico psicopedagógico clínico abrange várias etapas, que são: motivo da consulta, história vital, hora do jogo, provas projetivas, entre outras.

 

Paín (1985) afirma que no motivo da consulta é importante observar porque e por quem o paciente chegou até o terapeuta, se foi pela escola, pela professora, por um médico ou pela família. Isso é importante, pois dessa forma o psicopedagogo consegue entender que tipo de vínculo o paciente irá estabelecer, revelando dessa forma o grau de independência com que o paciente assume seu problema.

 

Segundo Paín (1985), este primeiro momento com a família, é uma ocasião para estabelecer hipóteses sobre alguns aspectos importantes para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem, como significação do sintoma na família ou, com maior precisão, a articulação funcional do problema de aprendizagem; significação do sintoma para a família, isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do problema; fantasias de enfermidade e cura e expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico e de tratamento; modalidades de comunicação do casal e função do terceiro, entre outros."

 

Com esse texto é possível perceber a importância do "motivo da consulta" no início do processo diagnóstico. A alternativa correta é a Letra C.

 

a)  na anamnese.

b)  na hora do jogo.

c)  no motivo da consulta.

d)  na aplicação das provas projetivas.

e)  na aplicação das provas piagetianas

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *