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O não aprender tem mobilizado significativas pesquisas na Educação e áreas afins, resultando em significativo acúmulo na produção acerca do tema, mas no cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das “dificuldades de aprendizagem”, acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se, ainda, um crescimento da “demanda” de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagógico, no contraturno escolar, a serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos pelas escolas aos profissionais da área médica. Essa situação revela que as dificuldades de aprendizagem continuam sendo colocadas como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) no cotidiano escolar.

 

O não aprender tem mobilizado significativas pesquisas na Educação e áreas afins, resultando em significativo acúmulo na produção acerca do tema, mas no cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das “dificuldades de aprendizagem”, acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se, ainda, um crescimento da “demanda” de alunos encaminhados aos serviços de apoio pedagógico, no contraturno escolar, a serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos pelas escolas aos profissionais da área médica. Essa situação revela que as dificuldades de aprendizagem continuam sendo colocadas como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção

 

Segundo Oliveira e Toscano:

 

"No cotidiano escolar é comum nos depararmos com a perplexidade dos professores diante das 'dificuldades de aprendizagem', acompanhada de uma inevitável sensação de impotência diante de um quadro muitas vezes vivido como desanimador. Observa-se ainda um crescimento da 'demanda' de alunos sendo encaminhados anualmente aos serviços de apoio pedagógico, contra-turno, serviços psicopedagógicos, fonoaudiológicos e psicológicos, além dos encaminhamentos feitos anualmente pelas escolas, aos profissionais da área médica.

 

(...)

 

Partindo de premissas equivocadas ou insuficientes, de diagnósticos aligeirados, a identificação das dificuldades de aprendizagem e consequentemente os encaminhamentos dados, perdem consistência tanto em sua prevenção quanto na sua reparação por parte da escola. Este processo faz com que as dificuldades de aprendizagem continuem sendo vistas, na maioria dos casos, como um problema localizado no aluno, o que ignora sua produção no cotidiano escolar. Como parte do mesmo processo, a culpabilização e a vitimização do professor são também produzidas, veladas pela apropriação do discurso que justifica pelo não saber como lidar, as práticas reprodutoras da segregação daqueles que não correspondem às expectativas e idealizações. (GOFFMAN, 1988, COLLARES; MOYSÉS, 1996)"

 

Com base no texto, nota-se que a questão está falando sobre a produção no cotidiano escolar. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Perceba que as outras alternativas tentam individualizar o problema, tratando como algo orgânico/psicológico. 

 

a)  na constituição genética.

b)  no campo neurológico.

c)  na esfera psicógena.

d)  no cotidiano escolar.

e)  no âmbito orgânico.

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