Quanto à escola, que se apresenta hoje como uma das importantes Instituições Sociais, assinale a alternativa incorreta.
- A) A escola não existiu sempre, sendo uma criação social do homem.
- B) A partir da Idade Média, a educação tornou-se produto da escola.
- C) Com as revoluções do século XIX, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização.
- D) A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.
- E) A escola cumpre o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.
Quanto à escola, que se apresenta hoje como uma das importantes Instituições Sociais, assinale a alternativa incorreta.
a) A escola não existiu sempre, sendo uma criação social do homem.
Essa alternativa está de acordo com o texto de Bock, Furtado e Teixeira:
"Sem a intenção de aprofundarmos o desenvolvimento da escola em nossa sociedade, valeria a pena introduzirmos alguns elementos desta história, pois a escola não existiu sempre: ela é uma criação social do homem."
Assertiva Correta.
b) A partir da Idade Média, a educação tornou-se produto da escola.
Alternativa coerente com o texto de Bock, Furtado e Teixeira:
"A partir da Idade Média a educação tornou-se produto da escola. Pessoas especializaram-se na tarefa de transmitir o saber, e espaços específicos passaram a ser reservados para essa atividade. Poucos iam à escola, que era destinada às elites. Serviu aos nobres e, depois, à burguesia. A cultura da aristocracia e os conhecimentos religiosos eram o material básico a ser transmitido."
Assertiva Correta.
c) Com as revoluções do século XIX, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização.
Segundo Bock, Furtado e Teixeira:
"Com as revoluções do século 19, a escola passou por transformações, sendo a principal delas a tendência à universalização, ou seja, ela deveria atender a todas as crianças da sociedade (pelo menos em tese). O que permitiu tais transformações? Por que a escola precisou mudar?"
Assertiva Correta.
d) A luta pela democratização da escola, empreendida pelas classes trabalhadoras, não foi fator gerador de mudanças.
A luta pela democratização da escola foi, sim, fator gerador de mudanças. Veja:
"A luta pela democratização da escola empreendida pelas classes trabalhadoras, até então alijadas desta instituição, foi outro fator gerador de mudanças. As classes trabalhadoras, conforme foram se fortalecendo e se organizando, passaram a exigir o direito de ter seus filhos na escola, isto é, o direito de acesso à cultura e ao conhecimento dominantes. A escola, pressionada, 'abriu' suas portas para atender a outras camadas sociais que não somente a burguesia e a aristocracia. A escola universalizava-se."
Assertiva Falsa.
e) A escola cumpre o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto.
Veja o que Bock, Furtado e Teixeira dizem:
"Estes fatores contribuíram para que a escola adquirisse as características que possui hoje em nossa sociedade: uma instituição da sociedade, trabalhando a serviço desta sociedade e por ela sustentada a fim de responder a necessidades sociais e, para isso, a escola precisa exercer funções especializadas. A escola cumpre, portanto, o papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto. Elas aprendem a trabalhar, a assimilar as regras sociais, os conhecimentos básicos, os valores morais coletivos, os modelos de comportamento considerados adequados pela sociedade."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
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