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Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Pulsão de saber: associada a pulsões de domínio e a pulsões de ver.

Gabarito: Letra C

Embora Freud não tenha escrito nenhum texto sobre o tema da aprendizagem, autores como Maria Cristina Kupfer (1992) abordam tal tema a partir de uma perspectiva freudiana. Segundo tal autora, nessa perspectiva, a aprendizagem deve ser entendida a partir do conceito de:
a)  Consciente: local psíquico em que se localizam os pensamentos e ideias.
b)  Superego: instância psíquica crítica formada por normas e valores.
c)  Pulsão de saber: associada a pulsões de domínio e a pulsões de ver.
d)  Ego: instância psíquica que recebe influência do mundo externo.

Para Kupfer um conceito fundamental para entender a aprendizagem sob a perspectiva da psicanálise é a pulsão de saber, uma forma de sublimação das investigações sexuais infantis, que está associada à pulsão de ver e a pulsão de domínio. Veja:

“Segundo Kupfer(1989), qual seria a razão que motiva essa busca ao conhecimento? Para Freud o momento de fundamental importância na vida da criança é o da descoberta da diferença sexual anatômica, e na interpretação dada a essa descoberta. E a criança interpreta como perda, de que falta alguma coisa, essa descoberta gera angústia, Freud chamou de angústia de castração e abrir a essa angústia gerada pela perda é que faz a criança querer saber. Inicialmente os instrumentos dos quais a criança dispõe para a situação são as investigações sexuais infantis, pois o que está em jogo é a necessidade de definir seu lugar no mundo. Quando essas investigações caem sob o domínio da repressão sublimam-se em pulsão de saber, associada à pulsão de domínio e a pulsões de ver. Podemos dizer que o desejo de saber associa-se com o dominar, o ver e o sublimar. Mas o que vem a ser sublimar? Quando dizemos que as investigações são reprimidas não é a educação que as reprime. As crianças deixam de lado a questão sexual por uma necessidade própria e inerente à sua constituição. Acontece, então, um deslocamento dos interesses sexuais para os não-sexuais, ou seja, as crianças desviam, não conscientemente, a energia pulsional para objetos não sexuais. Não é que elas deixam de perguntar, pois a força da pulsão continua estimulando essas crianças que passam a perguntar sobre outras coisas para poder continuar pensando sobre as questões fundamentais que vão estruturar o seu psiquismo. Essa investigação, quando dirigida a objetos não-sexuais diz-se sublimada, transforma-se em curiosidade, agora dirigida a objetos de modo geral, derivando daí o prazer de pesquisar, o interesse pela observação da natureza, o gosto pela leitura, etc. Quando acontece a sublimação, é como se ocorresse uma associação do desejo de saber com a pulsão de domínio, conhecer profundamente. São todos determinantes que levam a criança a querer aprender (KUPFER, 1989, p.84).”

Nosso gabarito é Letra C.

Fonte: Contribuições teóricas advindas do campo psicanalítico para uma abordagem do fenômeno constituído pelos Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD. Márcia Rejane Frangullys Tamara da Silveira Valente. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1919-8.pdf

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