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Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar  (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:


“A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável”.


Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) os estudantes transferem para os professores sentimentos outrora dirigidos aos pais, de modo que os professores se tornam figuras substitutas desses

Gabarito: Letra B

Leia o seguinte trecho escrito por Freud, em Algumas reflexões sobre a psicologia escolar  (1996 [1914]: 250), em relação à sua época de estudante:


“A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável”.


Tal declaração é uma das maiores contribuições da psicanálise à psicologia escolar. Trata-se da tese de que:
 

Assim como com o terapeuta, Freud afirmava que os indivíduos estabelecem uma relação de transferência com os professores. Ou seja, fazem com que os professores sejam figuras substitutas para os sentimentos que eram dirigidos aos pais. Veja:

“A partir de suas vivências como estudante, Freud (1914) afirma que o aluno é capaz de imaginar na figura do professor simpatias e antipatias que, na realidade, provavelmente não existam. Na escola, o aluno está propício a despertar pelo professor uma ambivalência de sentimentos: amor e ódio, bem como censura e respeito. Mesmo sem o saber, os mestres assumem o que o autor chama de "uma herança sentimental". Nesse lugar, eles encontram simpatias e antipatias que pouco fizeram para merecer. Para muitos alunos, os professores tornam-se pessoas substitutas dos primeiros objetos e sentimentos amorosos, estes de início endereçados a pais e irmãos. Cada aluno estuda as características dos seus professores e forma - ou deforma - as próprias características no contato com esses substitutos, diz Freud (1914). As atitudes emocionais, que são de grande relevância para o comportamento futuro do indivíduo com o outro, são definidas desde a primeira infância a partir do relacionamento da criança com suas figuras parentais. É nesse momento que se estabelece "a qualidade e a natureza das relações da criança como as pessoas do seu próprio sexo e do sexo oposto. Todos que vem a conhecer mais tarde tornam-se figuras substitutas desses primeiros objetos de seus sentimentos" (FREUD, 1914, p.248). No ponto de vista da psicanálise freudiana, a transferência exibe o tipo de laço social que se construiu no ambiente familiar da criança.

Para Freud (1914), a imagem da infância de maior relevância para o menino é o pai. A figura paterna é tomada pelo menino como sendo o seu ideal, a mais poderosa e sábia criatura. Ao mesmo tempo em que se identifica com o pai, o menino toma a mãe como objeto sexual, apresentando, desse modo, dois lados psicologicamente distintos. Em seguida, eles irão se unir originando o complexo de Édipo. Nesse momento, o pai é identificado como um obstáculo em relação à mãe. O pai passa a ser não apenas o modelo a ser imitado, como também o rival a ser eliminado. A partir de então, o menino manifesta por ele uma ambivalência de sentimentos: amor e hostilidade passarão a existir lado a lado. O mesmo processo ocorre com a menina, porém de maneira inversa. A menina irá se identificar com a mãe e desejar o pai como objeto.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

SANTOS, Jácia Soares and SANTIAGO, Ana Lydia Bezerra. A transferência no processo pedagógico.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Proceedings online... FE/USP, Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100030&lng=en&nrm=abn>. Acess on: 09 Apr. 2021.

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