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Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) re-significar os alunos com necessidades especiais como indivíduos criativos e saudáveis

Gabarito: Letra A

Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:
a)  re-significar os alunos com necessidades especiais como indivíduos criativos e saudáveis
b)  reformular o espaço físico das escolas, permitindo a autonomia dos estudantes com necessidades especiais
c)  compreender as falhas e fracassos no desenvolvimento da criança com necessidade especial
d)  reformular o conteúdo programático escolar, avaliando o aluno com necessidade especial trimestralmente

Para as autoras, o maior desafio da educação inclusiva em um contexto que as deficiências são pensadas apenas pela perspectiva médica, em uma dualidade mercantilista de sucesso e fracasso, é re-significar os alunos como indivíduos criativos e saudáveis. Veja:

“Carmo Neto aponta que professores e demais profissionais da educação apresentam dificuldades na construção de novas representações do aluno com necessidades especiais, além de indicarem sentimentos ambíguos quanto ao processo inclusivo. Já para Tessaro, os resultados de sua pesquisa indicam que os professores apresentam não só um conceito insatisfatório sobre inclusão, que viria a dificultar novas representações, mas também indicam, de certa forma, atitudes e sentimentos negativos para com os alunos com necessidades especiais.

Logo, o processo de inclusão escolar implica mudanças radicais na compreensão dos sujeitos e na estrutura da escola, questionando, inclusive, os mecanismos sutis de exclusão aos quais os alunos parecem predestinados cotidianamente.

Ao mesmo tempo em que os professores acreditam ter uma adequada formação acadêmica para lidar com alunos com necessidades especiais, as suas concepções e práticas pedagógicas são limitadas e restritivas, e embasam suas práticas profissionais na reprodução do discurso médico sobre necessidade especial (...)

A consideração de uma política educacional que visa à implementação da inclusão como uma forma de descristalizar o insucesso e o fracasso a que muitos alunos estão submetidos parece se contrapor ao desafio de re-significar esses alunos, como indivíduos criativos e saudáveis. No entanto, não podemos desconsiderar os desafios vivenciados por esses profissionais que, como já indicado, muitas vezes assumem isoladamente sua prática inclusiva de trabalho. Pode ser constatada a percepção de constante ameaça e, consequentemente, a sensação de sufocamento que a implementação das propostas inclusivas está causando, ao se desconsiderar os limites e desafios dos próprios educadores, na consideração de sua prática profissional e de seus alunos.”

O espaço físico e o conteúdo programático também são desafios enfrentados na educação inclusiva, mas não fazem parte do contexto específico da bibliografia exigida.

Nosso gabarito é Letra A

Referência

Gomes, Claudia, & Souza, Vera Lucia Trevisan de. (2011). Educação, psicologia escolar e inclusão: aproximações necessárias. Revista Psicopedagogia28(86), 185-193. Recuperado em 10 de abril de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000200009&lng=pt&tlng=pt.

  
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