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Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying. Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) aproxima-se do preconceito, principalmente quando se analisam os fatores sociais que determinam os grupos-alvo

Gabarito: Letra D

Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying. Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:
a)  é praticado principalmente para demonstrar poder e conseguir uma filiação junto a outros colegas

Errado. Os autores trazem essa informação, mas a partir do referencial de outros autores, e não de sua própria perspectiva. Veja:

“Segundo Lopes Neto (2005), sua função é a realização da afirmação de poder interpessoal por meio da agressão, o que vai ao encontro do que Martins (2005) defende, a saber, que autores do bullying costumam agir com dois objetivos, primeiro para demonstrar poder, e segundo para conseguir uma afiliação junto a outros colegas. Há também, segundo Fante (2005), Lopes Neto (2005) e Smith (2002), a diferenciação de papéis. Assim haveria os intimidadores (líderes ou seguidores), as vítimas (passivas, agressivas provocadoras, e vítimas que também intimidam outros) e os não participantes (os que reforçam a intimidação, os que participam ativamente dela e que poderiam entrar na categoria de intimidadores seguidores, aqueles que apenas observam, e os que defendem o colega ou buscam por ajuda).”


b)  é fruto das influências familiares, principalmente da relação negativa com os pais e o clima emocional frio em casa

Errado. Mais uma vez, uma informação presente no artigo referenciado na questão, mas não da perspectiva dos próprios autores.

“Alguns autores dissertam também a respeito de suas causas, que incluem, além de fatores econômicos, sociais e culturais, os relacionados ao temperamento do indivíduo, às influências familiares, de colegas, da escola e da comunidade (Lopes Neto, 2005), às relações de desigualdade e de poder, tidas como naturais por Smith (2002), a uma relação negativa com os pais e um clima emocional frio em casa, e às relações de poder existentes no ambiente escolar (Yoneyama & Naito, 2003).”
 

c)  pode ser entendido através das noções de conduta antissocial e distúrbio de conduta

Errado. Mesmo erro das alternativas anteriores, veja:

“De acordo com Abramovay e Rua (2003), a violência escolar é um fenômeno antigo em todo o mundo e configura um "grave problema social", podendo ocorrer, conforme já classificado pela ciência e adotado pelo senso comum, como indisciplina, delinqüência, problemas de relação professor-aluno ou mesmo aluno-aluno, entre outros. Segundo Martins (2005), vários são os conceitos existentes que envolvem a violência na escola, além dos citados, tais como conduta anti-social, distúrbio de conduta e bullying, conceitos estes decorrentes de estudos realizados em diversas partes do mundo, revelando-se uma das grandes preocupações das sociedades industrializadas.”


d)  aproxima-se do preconceito, principalmente quando se analisam os fatores sociais que determinam os grupos-alvo

Certo! Antunes e Zuin discutem essa aproximação:

“Está claro, e até mesmo os pesquisadores do bullying admitem, conforme apresentado inicialmente, que na ocorrência da violência discutida aqui estão envolvidos aspectos culturais (sociais, políticos e econômicos) e individuais. No entanto, é importante ressaltar que, de acordo com o referencial aqui utilizado, tais fatores devem sim ser analisados, problematizados e interpretados, pois não basta mencioná-los. Assim, os fatores individuais fazem referência ao desenvolvimento da personalidade nesse ambiente, e os culturais, além de se referirem à sociedade que limita o desenvolvimento em uma direção específica, também se referem às condições objetivas da incidência dessa violência de uma pessoa para com a outra. Ora, o bullying, tal como conceituado, não é, de maneira alguma, uma simples manifestação da violência sem qualquer fator determinante. Na verdade, bullying se aproxima do conceito de preconceito, principalmente quando se reflete sobre os fatores sociais que determinam os grupos-alvo, e sobre os indicativos da função psíquica para aqueles considerados como agressores.

Essa proximidade leva à hipótese de que o que atualmente tem sido denominado bullying é um fenômeno há muito conhecido pela humanidade, mas que ganhou nova nomeação pela ciência pragmática que se ilude ao tentar controlá-lo via classificação e aconselhamentos. Somando-se a isso, sua assimilação torna-se imediata numa sociedade que se pretende cinicamente cosmopo lita (sem sê-lo de fato), pois o que assusta e fere a moral burguesa, hegemônica em nosso tempo, é a forma como tem se manifestado no ambiente escolar e as conseqüências que têm trazido, e que tem como exemplos mais extremos os suicídios e os ataques armados à comunidade que resultam em pessoas feridas e mortas.”

Nosso gabarito é Letra D

Referência

Antunes, Deborah Christina, & Zuin, Antônio Álvaro Soares. (2008). Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação. Psicologia & Sociedade20(1), 33-41. https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000100004

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