Deve-se entender como comunidade escolar todos os personagens que constituem e qualificam esse espaço, desde seus integrantes formais (discentes, docentes, técnicos) até membros externos (comunidade extramuros, família). Analisando o estresse em estudantes no ensino superior, Silveira, Norton, Brandão e Roma- Torres (2011) encontraram:
Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:
- A) O estresse em graduandos tem pouca relação com o contexto educacional em si, fugindo do escopo da psicologia escolar e requerendo encaminhamento para o atendimento clínico especializado.
- B) É importante compreender e acolher demandas oriundas das diversas relações sociais nas quais o graduando se insere, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades pessoais e de estruturas acadêmicas favoráveis à sua saúde mental.
- C) Alguns dos fatores estressores apontados são prevalentes em camadas populares, em especial graduandos que migram de comunidades rurais, de modo que a intervenção deve priorizar auxílios financeiros que favoreçam a sua permanência.
- D) Como os autores não citam o corpo docente em nenhum dos fatores estressores apontados, pode-se compreender que as relações na sala de aula não afetam a saúde mental do graduando.
- E) A dificuldade em se distanciar dos locais de origem deveria ser trabalhada durante o ensino médio, não estando assim no âmbito da atuação do psicólogo no ensino superior.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) É importante compreender e acolher demandas oriundas das diversas relações sociais nas quais o graduando se insere, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades pessoais e de estruturas acadêmicas favoráveis à sua saúde mental.
Gabarito Letra B
Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:
a) O estresse em graduandos tem pouca relação com o contexto educacional em si, fugindo do escopo da psicologia escolar e requerendo encaminhamento para o atendimento clínico especializado.
Errado. Os problemas apontados como geradores de estresse estão inseridos no contexto educacional, mesmo os que não estão diretamente ligados a fatores acadêmicos, então são sim do escopo da psicologia escolar, que inclui o desenvolvimento integral do aluno e a facilitação da implementação de políticas públicas.
b) É importante compreender e acolher demandas oriundas das diversas relações sociais nas quais o graduando se insere, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades pessoais e de estruturas acadêmicas favoráveis à sua saúde mental.
Certo!
c) Alguns dos fatores estressores apontados são prevalentes em camadas populares, em especial graduandos que migram de comunidades rurais, de modo que a intervenção deve priorizar auxílios financeiros que favoreçam a sua permanência.
Errado. A intervenção deve contribuir também para o desenvolvimento das habilidades pessoais além das estruturas financeiras, uma vez que grande parte dos fatores estressantes não são relativos a questões financeiras.
d) Como os autores não citam o corpo docente em nenhum dos fatores estressores apontados, pode-se compreender que as relações na sala de aula não afetam a saúde mental do graduando.
Errado. Não é por que o corpo docente não aparece entre os fatores estressantes deste estudo que as relações dentro de sala de aula não afetam a saúde mental, essa é uma extrapolação de interpretação.
e) A dificuldade em se distanciar dos locais de origem deveria ser trabalhada durante o ensino médio, não estando assim no âmbito da atuação do psicólogo no ensino superior.
Errado. Essa dificuldade também pode ser trabalhada de forma preventiva no ensino médio, mas é sim do âmbito de atuação do psicólogo no ensino superior.
Nosso gabarito é Letra B.
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