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Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Estas metodologias são pautadas no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo do aprendiz, democratizando o ensino e favorecendo uma aprendizagem social contextualizada.

 

Gabarito Letra C

 

Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

 

a)  Metodologias ativas se referem a aulas dinâmicas, com elementos lúdicos, que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor de forma integrada.

b)  O impacto deste tipo de metodologia transpassa a aprendizagem em si, fortalecendo o desenvolvimento do pensamento crítico pautado em concepções de ativismo político.

c)  Estas metodologias são pautadas no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo do aprendiz, democratizando o ensino e favorecendo uma aprendizagem social contextualizada.

d)  O uso de metodologias ativas tem como prerrogativa o abandono de métodos tradicionais de ensino, tendo em vista a evidente falência destes na formação profissional para o século XXI.

e)  As metodologias ativas são adequadas para cursos da área de saúde, como a aprendizagem baseada em problemas, mas se tornam inapropriadas para a formação de profissionais com perfil humanista, como nas ciências sociais.

 

Vamos relembrar o conceito de metodologias ativas:

“As metodologias ativas possuem a finalidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem com o foco no desenvolvimento da autonomia do aprendiz. No caso de sua aplicação em cursos de graduação, geralmente são pautadas no desenvolvimento da habilidade em identificar, descrever e solucionar problemas que ocorrem no dia a dia da prática profissional das diferentes áreas do conhecimento, propondo soluções práticas, que podem se valer do desenvolvimento de equipes ou com base na construção de projetos, dentre outras possibilidades.

Isso significa que o ensino cognitivo cede um pouco de espaço para outras formas de aprendizagens laterais, cujo enfoque principal está no acadêmico, e não apenas no professor. Por exemplo, o pensamento crítico torna-se capaz de identificar, analisar e avaliar situações, ideias e informações, auxiliando na formulação de respostas estruturadas para problemas não estruturados. Pode-se dizer que as metodologias ativas buscam desenvolver o aprendizado, utilizando parâmetros reais ou simulados, construindo processos interativos de conhecimento, de análise ou de pesquisa. Desse entrelaçamento decorre a tomada de decisões individuais ou coletivas com a finalidade de encontrar soluções para um determinado problema. Ao passo que os modelos de ensino tradicionais levam o aluno a uma postura quase sempre passiva, ou seja, sem a oportunidade de demonstrar suas opiniões, interesses e de repassar seus saberes também para o docente, através de uma comunicação mútua, com via de mão dupla.

Devemos reconhecer que a complexidade crescente dos diversos setores da vida no âmbito mundial, nacional e local tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas de pensar, sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo, comprometido com as questões da sociedade em que estamos inseridos. E faz parte das funções da escola contribuir para este desenvolvimento. Se temos a legislação nacional da educação indicando para isso de diferentes modos, também se faz necessário pensar nas metodologias que possam nos ajudar a dar conta do desenvolvimento de tais competências.”

 

Sua premissa é de ser focada no aluno, desenvolvendo sua autonomia. Para isso, utiliza resolução de problemas, e não recursos lúdicos. É uma proposta comprometida com questões sociais, mas ativismo político e comprometimento com questões sociais não são sinônimos.

 

As metodologias ativas também tiram o foco dos métodos de ensino tradicionais, mas não de forma a abandona-las totalmente.

 

Por fim, é uma metodologia que é adequada para qualquer área de ensino, inclusive nas humanidades.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: contexto digital, 2017.    

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