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Quando se discute fracasso escolar no Brasil, uma pergunta que se faz necessária é: quem fracassa no Brasil? Carvalho (2003) discute a relação entre as desigualdades sociais de raça, classe e gênero e a forma como essas desigualdades se refletem na discussão fracasso/sucesso escolar. Os dados apresentados abaixo ilustram essa discussão a partir da taxa de indivíduos entre 18 e 24 anos inseridos no ensino superior:

 

 

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Políticas afirmativas podem favorecer o acesso e a permanência de grupos sociais preteridos historicamente pelo processo educacional, devendo ser acompanhadas de ações de combate ao preconceito na sala de aula.

Gabarito Letra C

 

No que se refere ao enfrentamento do fracasso escolar no contexto apresentado acima, é correto afirmar:

 

a)  O desempenho superior de mulheres ilustrado no gráfico indica que questões como o machismo já foram superadas no ensino superior.

Errado. A taxa de escolarização das mulheres ser mais alta ainda é um reflexo do machismo na sociedade, sendo fruto de fatores como os papéis sociais de cada gênero e a entrada precoce dos homens no mercado de trabalho. Além disso, mesmo com a escolaridade mais alta, os salários das mulheres ainda são mais baixos.

 

b)  A menor inserção proporcional de negros no ensino superior é reflexo de condições históricas, por isso não se percebem avanços nesse processo ao longo do período apresentado.

Errado. A primeira afirmação é verdadeira, mas é possível perceber no gráfico avanços no processo ao longo do período.

 

c)  Políticas afirmativas podem favorecer o acesso e a permanência de grupos sociais preteridos historicamente pelo processo educacional, devendo ser acompanhadas de ações de combate ao preconceito na sala de aula.

Certo!

 

d)  Ações de fortalecimento da qualidade do ensino público na educação básica seriam necessárias para diminuir a diferença racial de acesso ao ensino superior, pois nesta fase do desenvolvimento já não se pode mais intervir ante o fracasso escolar institucionalizado.

Errado. As ações de fortalecimento da qualidade do ensino público na educação básica são importantes, mas isso não significa que no ensino superior não há mais o que ser feito.

 

e)  É necessário sensibilizar a comunidade acadêmica desse cenário, contribuindo para o desenvolvimento de práticas avaliativas diferenciadas de acordo com a origem social dos indivíduos.

Errado. O processo de inserção de grupos sociais marginalizados no processo educacional deve ser feito com muito cuidado, desenvolver práticas avaliativas diferenciadas pode causar uma resistência maior nos outros alunos, que geraria mais barreiras para esses grupos permanecerem estudando.

 

Nosso gabarito é Letra C.

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