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Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) Para reduzir a evasão deve-se, dentre outros fatores, garantir a acessibilidade física e pedagógica aos conteúdos acadêmicos, bem como a superação de barreiras atitudinais, em especial na relação professor-aluno.

Gabarito Letra A

 

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar:

 

a)  Para reduzir a evasão deve-se, dentre outros fatores, garantir a acessibilidade física e pedagógica aos conteúdos acadêmicos, bem como a superação de barreiras atitudinais, em especial na relação professor-aluno.

Certo!

 

b)  As principais barreiras enfrentadas no ensino superior são relativas à complexidade dos conteúdos trabalhados, de modo que a evasão poderia ser reduzida se fossem reduzidos os parâmetros de exigência para pessoas com deficiência.

Errado. As deficiências podem ser dos mais variados tipos, e as barreiras mais relevantes de uma forma geral são as físicas e arquitetônicas e atitudinais.

 

c)  Um dos requisitos para a qualidade do ensino a pessoas com deficiência é a adaptação curricular, entretanto no ensino superior essa adaptação é inviabilizada pelas restrições que as diretrizes curriculares impõem, o que resulta em instituições pouco inclusivas e elevada evasão.

Errado. A adaptação curricular no ensino superior é viável, contanto que haja interesse em fazê-la.

 

d)  A evasão na rede pública é inferior à rede privada pela existência de políticas inclusivas que favorecem a permanência, contudo são insuficientes, pois grande parte do conteúdo acadêmico não é passível da adaptação necessária.

Errado. As políticas de inclusão ainda não são tão efetivas quanto deveriam, mas isso não decorre do motivo apresentado pela alternativa. 

 

e)  Pode-se considerar que a evasão das pessoas com deficiência resulta das diversas barreiras enfrentadas no ensino superior como resultado da ausência de políticas públicas específicas a esse público.

Errado. A evasão resulta das diversas barreiras enfrentadas no ensino superior e no cotidiano como um todo, mas isso não é resultado de ausência de políticas públicas, é resultado de preconceitos e visões excludentes da sociedade, que as políticas públicas, que existem, ainda não são suficientes para superar.

 

Nosso gabarito é  Letra A.

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