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Mais conhecido pelas suas pesquisas básicas acerca dos processos de aprendizagem, em diversos momentos de sua obra, B. F. Skinner refletiu sobre as implicações de seus achados no contexto escolar. O autor chegou afirmar que, “quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida”. Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) Um dos problemas do contexto escolar é o uso excessivo de contingências arbitrárias, como notas e prêmios, enquanto o aprendiz deveria ser colocado em situações de contato direto com o produto de sua ação.

Gabarito: Letra B

Com base na perspectiva analítico-comportamental de educação, é correto afirmar:

a)  A aprendizagem deveria acontecer a partir do contato direto com as contingências, de modo que instituições como a escola poderiam ser consideradas desnecessárias para o desenvolvimento humano.

Errado. A escola pode arranjar as contingências de forma a guiar o comportamento com os alunos.

“ensinar, para Skinner (1968/2003), "(...) é o arranjo das contingências de reforçamento sob as quais os alunos aprendem (p. 64), isto é, o comportamento dos alunos muda na direção desejada. Preocupar-se com o método de ensino é, então, focar no arranjo dessas contingências: para Skinner, a melhor maneira de arranjar contingências é através do planejamento do material de ensino. O método proposto por Skinner, a instrução programada, partia desse pressuposto (Skinner, 1968/2003 ).”

 

b)  Um dos problemas do contexto escolar é o uso excessivo de contingências arbitrárias, como notas e prêmios, enquanto o aprendiz deveria ser colocado em situações de contato direto com o produto de sua ação.

Certo. Com essas contingências arbitrárias, o aluno não se motiva pela aprendizagem em si, seu esforço vem apenas para evitar notas baixas ou outros tipos de punições.

“De acordo com o autor, as contingências estabelecidas na rotina escolar são em sua grande maioria para controle coercitivo. O estudante se engaja em atividades principalmente para fugir de punições (que no passado aconteciam através de castigos físicos, mas que na atualidade se mantém em práticas como humilhação, notas baixas e reprovação). O uso excessivo de controle aversivo em detrimento de reforçamento positivo também se evidencia na falta de sentido que permeia a aprendizagem de conteúdos escolares. O estudante não sabe o porquê deve aprender tudo aquilo e dificilmente relata encontrar sentido para todo esforço que faz.”
 

c)  Processos como motivação e estados emocionais são considerados eventos privados, logo, não devem ser inseridos na análise funcional dos comportamentos observáveis, foco da aprendizagem.

Errado. A motivação e os estados emocionais são, sim, inseridos na análise funcional dos comportamentos, e são de grande relevância para a aprendizagem.

“Seguindo o percurso de Watson, Skinner iniciou sua carreira estudando o reflexo (cf. Skinner, 1931/1961), mas já no início desse estudo apareceram as marcas de seu projeto. Interessava-o não simplesmente a possibilidade do condicionamento, ou sua suficiência para explicar a aprendizagem, mas principalmente a variabilidade do reflexo (cf. Sério, 1990; Skinner, 1938). Skinner buscava as "leis da variabilidade", o que, de certa forma, já começava a afastá-lo da lógica mecanicista, mesmo tomando o reflexo como objeto de estudos. As relações estímulo antecedente-resposta, no lugar de relações invariáveis, passaram a ser vistas como dependentes de "terceiras variáveis", inicialmente formuladas com a referência ao condicionamento, ao drive (motivação) e à emoção, conceitos com os quais Skinner (1987a) alega que estaria ainda abordando condições ambientais externas ao organismo.”

 

d)  Procedimentos de ensino deveriam ser desenvolvidos a partir de evidências de eficácia no controle do comportamento, de modo a direcionar a modelagem de um repertório de acordo com os interesses docentes.

Errado. A educação não é um instrumento para servir aos interesses dos professores.

 

e)  O planejamento de práticas de sala de aula é considerado essencial para que esta possa ser administrada com o rigor de controle de variáveis obtido em situação de laboratório, de modo a garantir a eficácia dos processos.

Errado. A sala de aula envolve diversas variáveis que não são passíveis de controle como em contexto laboratorial, e portanto esse rigor não é objetivado.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Referência

Tourinho, Emmanuel Zagury. (2011). Notas sobre o Behaviorismo de ontem e de hoje. Psicologia: Reflexão e Crítica24(1), 186-194. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100022

Reflexões de B. F. Skinner sobre Educação e contribuições para a Psicologia Escolar. Disponível em: https://boletimcontexto.wordpress.com/2017/12/01/reflexoes-de-skinner-sobre-educacao/

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