Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) da escola que elaborasse um relatório para a direção, após o seu trabalho junto às crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em seu período de acompanhamento. Considerando os cuidados éticos na emissão de um relatório psicológico, acerca do documento, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Deve conter as informações referentes ao processo, com descrição da demanda, os procedimentos, análise e conclusões e / ou recomendações, respeitando-se o sigilo ético e considerando ainda a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo.

 

Foi solicitado ao(à) psicólogo(a) da escola que elaborasse um relatório para a direção, após o seu trabalho junto às crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, em seu período de acompanhamento. Considerando os cuidados éticos na emissão de um relatório psicológico, acerca do documento, assinale a alternativa correta.

 
 

Aluno, que tal compreendermos um pouco sobre o assunto para então analisarmos as alternativas? Para isso considere a análise dessa questão dividida em duas partes:

1) Resolução CFP N.º 006/2019: modalidades de documentos psicológicos

2) Análise das alternativas

 
 

1) Resolução CFP N.º 006/2019: modalidades de documentos psicológicos

 

Sobre o assunto trazido por este tópico 1, considere os destaques a seguir:

 
  • As modalidades de documento previstas na Resolução CFP N.º 006/2019 são: Declaração, Atestado, Relatório Psicológico, Relatório Multiprofissional, Laudo Psicológico e Parecer Psicológico. Cada modalidade possui objetivos específicos, conforme descrito na Resolução, e estes devem ser de conhecimento da(o) profissional. 
 
  • Anteriormente (na Resolução 07/2003) o Relatório Psicológico era tido como documento decorrente de avaliação Psicológica, pois era sinônimo de Laudo.  A partir da nova resolução, o relatório não é mais considerado como documento decorrente de avaliação psicológica;
 
  • A Resolução CFP N.º 006/2019 também procurou distinguir os documentos que seriam provenientes de avaliação psicológica de outros relativos às demais formas de atuação, assim tem-se:

   

  1. Atestado e Laudo Psicológico: são explicitamente reconhecidos na atual Resolução como documentos provenientes de avaliação psicológica;
 
  1. Relatório e Parecer Psicológico: documentos relativos a demais formas de atuação;
 
  1. Declaração: um documento que pode ser emitido nas diversas áreas de atuação. Na Resolução anterior estava expresso que não deveria ser feito o registro de sintomas situações ou estados psicológicos no documento de Declaração, com o advento da atual Resolução houve uma radicalização na orientação, agora, tal ação é vedada.
 
 

2) Análise das alternativas

   

a)  Deve registrar de forma objetiva e sucinta informações sobre a prestação de serviços, apresentando conclusões embasadas cientificamente, com detalhamento dos atendimentos, horários e período.

Incorreta. Corrigindo: o registro objetivo e sucinto refere-se ao documento Declaração. Confira o que menciona a Resolução nº 6/2019:

Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização”

 

b)  Refere-se à análise das condições psicológicas dos atendidos, a partir da avaliação psicológica, restringindo-se a atestar as condições em um dado momento, de acordo com a informação solicitada.

Incorreta. Corrigindo: o documento onde se registra as condições psicológicas dos atendidos é o Atestado Psicológico, confira

“Atestado psicólogo consiste em um documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.”

 

c)  Deve conter as informações do processo de avaliação psicológica, relacionadas à demanda, e relatar o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico e as orientações e / ou sugestões para um projeto terapêutico.

Incorreta. Corrigindo: leiamos o que preconiza a Resolução nº 6/2019:

“O laudo psicológico deve apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, limitando-se a fornecer as informações necessárias e relacionadas à demanda e relatar: o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico.”

 

d)  Deve conter as informações referentes ao processo, com descrição da demanda, os procedimentos, análise e conclusões e / ou recomendações, respeitando-se o sigilo ético e considerando ainda a natureza dinâmica e não cristalizada do objeto de estudo.

Correta. Sobre o Relatório Psicológico, a Resolução nº 6/2019 menciona:

“O relatório psicológico não corresponde à descrição literal das sessões, atendimento ou acolhimento realizado, salvo quando tal descrição se justifique tecnicamente. Este deve explicitar a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico da(o) profissional, bem como suas conclusões e/ou recomendações. [...] a(o) psicóloga(o) autora(or) do relatório deve descrever suas conclusões, a partir do que foi relatado na análise, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo.”

 

_______________

Fonte consultada:

¹ https://bit.ly/3HT4nr3

 

² https://bit.ly/3HOa2ip

 

Conselho Federal de Psicologia _ CFP. Resolução CFP N.º 006/2019 _ Orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. Disponível em https://bit.ly/3ia3dLH

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *