Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O(a) psicólogo(a) deve ter um olhar crítico e sensível para articular saberes, ações e reflexões com os demais profissionais de uma escola, na perspectiva interdisciplinar de construção de um projeto político-pedagógico inovador.

Nesse contexto, analise as práticas a seguir.

I. Práticas pautadas na adaptação dos alunos, a partir do enquadramento e ajustes do estudante no contexto escolar, considerando a importância de se cumprir com o regulamento.

II. Construção de caminhos metodológicos para o entendimento do sujeito num contexto sociopolítico e cultural amplo, na perspectiva de seu protagonismo e não de suas fragilidades aparentes.

III. Compreensão do sujeito com base nas suas características pessoais de personalidade, identificando os aspectos de desvio do padrão de comportamento esperado.

IV. Troca de saberes e reflexão conjunta sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, com foco na ruptura de paradigmas, como o que diz que o fracasso escolar é culpa exclusiva do aluno. Podem ser consideradas práticas inovadoras:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) II e IV, apenas.

Gabarito: Letra B

 

I. Práticas pautadas na adaptação dos alunos, a partir do enquadramento e ajustes do estudante no contexto escolar, considerando a importância de se cumprir com o regulamento.

Errado. O psicólogo, nessa perspectiva, deve ter uma atitude crítica e não pautar sua prática em adaptação para cumprir um regulamento prévio.

 

II. Construção de caminhos metodológicos para o entendimento do sujeito num contexto sociopolítico e cultural amplo, na perspectiva de seu protagonismo e não de suas fragilidades aparentes.

Certo! Essa é uma prática adequada e desejável para o psicólogo nesse contexto.

 

III. Compreensão do sujeito com base nas suas características pessoais de personalidade, identificando os aspectos de desvio do padrão de comportamento esperado.

Errado. A psicologia escolar crítica não tem esse foco, pelo contrário, tem uma visão mais global, e não só no indivíduo e suas características pessoais.

 

IV. Troca de saberes e reflexão conjunta sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, com foco na ruptura de paradigmas, como o que diz que o fracasso escolar é culpa exclusiva do aluno. Podem ser consideradas práticas inovadoras:

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *