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Um adolescente, do sexto ano do ensino fundamental, é considerado muito agressivo com os colegas, dá socos e chutes, e assedia as garotas. A escola relata que a mãe, durante uma advertência do estudante na escola, ameaçou punir o filho, que gritava e chorava pedindo socorro. Certo dia os estudantes promoveram um festival de dança, e o estudante em questão, no jogo musical com os seus pares, apresentava um outro território existencial diverso do protagonista de conflitos. A equipe gestora e o grupo de professores interromperam a festa. A gestão da escola argumentou que poderia haver uso e possível tráfico de drogas durante a festividade, o que levou ao cancelamento do festival.

Segundo Vicentin & Gramkow (2018), essa cena evoca

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade de sustentação do conflito por parte da gestão escolar.

 

Segundo Vicentin & Gramkow (2018), essa cena evoca

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O conflito pede acolhida e a coragem de sua sustentação

 

'O adolescente que convoca o NAAPA para atuar na cena da unidade educacional é do sexto ano do Ensino Fundamental. Considerado muito agressivo com os colegas, dá socos e chutes, e assedia as garotas. A escola relata que a mãe, durante uma advertência do estudante na escola, ao ser convocada a participar, ameaçou punir o filho, que gritava e chorava pedindo socorro. O NAAPA, em seu movimento inicial de rastreamento do conflito, realizou uma primeira ação de observação do processo de socialização do estudante. Ao chegarem à escola, surpreendentemente se depararam com um festival de dança. Nesse cotidiano escolar, nota-se a aposta na dimensão participativa dos estudantes que promoveram um festival de dança; e o estudante em questão, no jogo musical com os seus pares, apresentava um outro território existencial diverso daquele enunciado em seu relatório, o do protagonista de conflitos. A despeito desse investimento presenciado pela equipe do NAAPA, que conforma outras possibilidades de acolhimento dos modos juvenis, a equipe, durante a observação das práticas escolares, também testemunhou o sufocamento dessa abertura quando a equipe gestora e o grupo de professores interromperam a festa. A gestão da escola argumentou que consideraram haver uso e possível tráfico de drogas durante a festividade, o que seria a motivação para o cancelamento do festival. Os adultos não suportaram a intensidade e a imprevisibilidade do evento e suspenderam a invenção promovida pelos jovens, que passaram a ser tratados sob o crivo da “indisciplina”. Essa cena evoca a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade da sustentação do conflito. Nesse contexto, o agir agressivo do aluno não pôde ser contornado com os sentidos do pertencimento, do enigma ou mesmo de uma demanda amorosa e a violência pôde ocupar o lugar do conflito.'"

 

Fonte: "Pistas para um Agir Criançável nas Experiências de Conflito" (Vicentin e Grankow)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

As outras alternativas são criações da banca e não fazem parte do texto utilizado como referência.


a)  a necessidade de a escola agir preventivamente e colocar limites para que se controle atitudes rebeldes e contestadoras por parte de adolescentes indisciplinados.


b)  a constatação de que o agir agressivo do aluno é uma forma dele chamar a atenção sobre seus conflitos e sofrimento emocional.


c)  a possibilidade de o adolescente apresentar transtorno de conduta ou de oposição, sendo necessário o encaminhamento para avaliação psiquiátrica.


d)  a importância de a escola solicitar ajuda profissional para que possa ser orientada quanto a melhor atitude a ser adotada no contexto atual do adolescente.


e)  a desqualificação da potência participativa dos jovens e a dificuldade de sustentação do conflito por parte da gestão escolar.

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