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Ao participar do cotidiano do processo educativo, o psicólogo está junto às equipes colaborando para que os conhecimentos e as práticas possam resultar em experiências enriquecedoras para a formação do coletivo, no qual ele está incluído. Esse processo permite o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de diferentes possibilidades de intervenção. Sobre as possibilidades de intervenção, a partir de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, produzida pelo CFP, avalie as afirmativas a seguir.

I – Os psicólogos, em diálogo com os educadores, podem desenvolver ações que contribuem para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares.

II – Os psicólogos podem desenvolver ações que buscam o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando a apologia à violência e ao uso de drogas, que, em algumas regiões críticas do país, são as escolhas de estudantes e seus familiares, deixando a escola e as suas possibilidades de lado, contribuindo para a evasão escolar.

III – O psicólogo pode refletir com os pais, os familiares ou os responsáveis sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos; pois, frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.

IV – Os psicólogos devem realizar a avaliação das dificuldades no processo de escolarização, identificando o aluno e aquilo que o aluno não consegue realizar, e centrar-se no aluno, para melhor seleção e utilização da escuta psicológica e de outras técnicas, de forma que o fracasso escolar do estudante seja superado.

Está CORRETO o que se afirma em

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) I e III, apenas.

Gabarito: Letra A

 Sobre as possibilidades de intervenção, a partir de Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, produzida pelo CFP, avalie as afirmativas a seguir.

 

I - Os psicólogos, em diálogo com os educadores, podem desenvolver ações que contribuem para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares.

Certo!

“No diálogo com os educadores, as(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares. As(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que busquem o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores. Poderá contribuir, portanto, como mediador fortalecendo o papel do professor como agente principal do processo de ensino e aprendizagem (FACCI, 2004). O importante é estabelecer parcerias com os professores, valorizando o trabalho docente.” 

 

II - Os psicólogos podem desenvolver ações que buscam o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando a apologia à violência e ao uso de drogas, que, em algumas regiões críticas do país, são as escolhas de estudantes e seus familiares, deixando a escola e as suas possibilidades de lado, contribuindo para a evasão escolar.

Errado. O psicólogo deve buscar superar explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores.

“No diálogo com os educadores, as(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que contribuam para uma compreensão dos elementos constituintes dos processos de ensino e aprendizagem em suas dimensões subjetivas e objetivas, coletivas e singulares. As(os) psicólogas(os) podem desenvolver ações que busquem o enfrentamento de situações naturalizadas no contexto escolar, superando explicações que culpabilizam ora estudantes, ora familiares, ora professores. Poderá contribuir, portanto, como mediador fortalecendo o papel do professor como agente principal do processo de ensino e aprendizagem (FACCI, 2004). O importante é estabelecer parcerias com os professores, valorizando o trabalho docente” 

 

III - O psicólogo pode refletir com os pais, os familiares ou os responsáveis sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos; pois, frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.

Certo!

“Com pais, familiares ou responsáveis, a(o) psicóloga(o) pode refletir sobre o papel social da escola e da família, assim como sobre as problemáticas que atravessam a vida de pais e filhos. Frente a possíveis dificuldades escolares, a discussão coletiva pode facultar novas ideias e ações favorecedoras de uma prática compartilhada que contribua para a qualidade do processo ensino e aprendizagem.” 

 

IV - Os psicólogos devem realizar a avaliação das dificuldades no processo de escolarização, identificando o aluno e aquilo que o aluno não consegue realizar, e centrar-se no aluno, para melhor seleção e utilização da escuta psicológica e de outras técnicas, de forma que o fracasso escolar do estudante seja superado.

Errado. O fracasso escolar e as dificuldades devem ser encarados de forma global, não focalizando no aluno com dificuldades.

 

Nosso gabarito é Letra A

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