Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A escola constitui espaço amplo de socialização que busca favorecer as experiências e a produção de conhecimento para a vida, integrando crianças e jovens às principais redes sociais importantes para sua formação. Contudo, a escola compreendida como instituição que produz e reproduz as contradições da sociedade na qual se insere, nem sempre vem assegurando o exercício de uma cidadania ativa. Além disso, considerando os processos de vida que se constituem no convívio e nas relações, condição para o ensinar e o aprender, percebe-se a importância de trabalhar os conflitos e a violência, que muitas vezes são produzidos nas práticas institucionais.

Avalie as afirmativas a seguir, baseando-se no documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica (2019) edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) e publicado Conselho Federal de Psicologia (CFP).

I – A Psicologia Escolar e Educacional almeja um projeto educacional pautado na neutralidade da educação, da valorização e autonomia docente, da escola como espaço privilegiado para reflexões acadêmicas e técnicas, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia na desconstrução de violências, na luta contra o uso de drogas e abandono escolar.

II – Os psicólogos escolar e educacional têm o compromisso com uma atuação que luta pela valorização do trabalho do professor e por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social, e que constitui relações escolares democráticas, que enfrenta os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes.

III – A atuação da psicologia no contexto escolar e educacional deve trabalhar na manutenção de formas hierarquizadas visando ao bem da rotina escolar, inserindo-se de forma a contribuir para o cotidiano, respeitando os modos tradicionais de funcionamento escolar e adicionando um espaço de escuta para a comunidade escolar.

Está CORRETO o que se afirma em

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) II, apenas.

Gabarito: Letra B

 

I - A Psicologia Escolar e Educacional almeja um projeto educacional pautado na neutralidade da educação, da valorização e autonomia docente, da escola como espaço privilegiado para reflexões acadêmicas e técnicas, afirmando as contribuições do trabalho da psicologia na desconstrução de violências, na luta contra o uso de drogas e abandono escolar.

 Errado. A psicologia escolar e educacional entende que não é possível uma educação completamente neutra.

 

II - Os psicólogos escolar e educacional têm o compromisso com uma atuação que luta pela valorização do trabalho do professor e por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social, e que constitui relações escolares democráticas, que enfrenta os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes.

Certo!

“Neste mesmo sentido, a Psicologia assumindo um compromisso ético, a partir da construção de um conhecimento científico também crítico, visa trazer contribuições para as diversas questões que afetam as relações e as dinâmicas de vida das pessoas, numa perspectiva de promoção de direitos e de democratização da sociedade, visando romper com processos de exclusão social, de discriminação, de violência, de intolerância e de desigualdade. Almeja, assim um projeto educacional que vise a coletivizar as práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares democráticas, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social (CFP, 2019, p. 26)” 

 

III - A atuação da psicologia no contexto escolar e educacional deve trabalhar na manutenção de formas hierarquizadas visando ao bem da rotina escolar, inserindo-se de forma a contribuir para o cotidiano, respeitando os modos tradicionais de funcionamento escolar e adicionando um espaço de escuta para a comunidade escolar.

 Errado. A psicologia escolar e educacional busca uma organização horizontal das escolas.

 

Nosso gabarito é Letra B

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *