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M.S.V., um menino de 8 anos, está matriculado no segundo ano do ensino fundamental I, tem enfrentado dificuldades de aprendizagem e para permanecer em sala de aula no momento em que sua professora propõe os conteúdos e atividades. Seus pais foram convidados pela escola para diversas reuniões, numa busca de alternativas para situação da criança, o que até o momento mostrou-se ineficaz. A escola solicitou a contribuição da psicóloga escolar e educacional da unidade, para a busca de alternativas para a situação de M.S.V.. Considerando a situação descrita acima e seus conhecimentos prévios sobre o papel da psicóloga escolar e educacional, assinale a alternativa CORRETA sobre uma possível intervenção, neste contexto.

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Avaliar a situação do aluno, envolvendo todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

 

M.S.V., um menino de 8 anos, está matriculado no segundo ano do ensino fundamental I, tem enfrentado dificuldades de aprendizagem e para permanecer em sala de aula no momento em que sua professora propõe os conteúdos e atividades. Seus pais foram convidados pela escola para diversas reuniões, numa busca de alternativas para situação da criança, o que até o momento mostrou-se ineficaz. A escola solicitou a contribuição da psicóloga escolar e educacional da unidade, para a busca de alternativas para a situação de M.S.V.. Considerando a situação descrita acima e seus conhecimentos prévios sobre o papel da psicóloga escolar e educacional, assinale a alternativa CORRETA sobre uma possível intervenção, neste contexto.

 

A questão pode ser respondida com os textos abaixo:

 

"- Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional Atua no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem. Nessa tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. Em conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.

 

No âmbito administrativo, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais. Participa de programas de orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho. Analisa as características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino. Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação. Para isso realiza tarefas como, por exemplo:

 

a) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;

 

b) analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais;

 

c) prestar serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais, como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo e educacional;

 

d) desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional;

 

e) desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas;

 

f) implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano;

 

g) validar e utilizar instrumentos e testes psicológicos adequados e fidedignos para fornecer subsídios para o replanejamento e formulação do plano escolar, ajustes e orientações à equipe escolar e avaliação da eficiência dos programas educacionais;

 

h) pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico."

 

Fonte: "Resolução CFP 013/2007"

 

e

"Este trabalho reflete acerca das implicações paradigmáticas envolvidas na prática do Psicólogo Escolar nos dias de hoje, que tem sido modificada radicalmente ao longo de sua história voltando-se para uma prática relacional, baseada em um pressuposto do ser humano em construção histórica e social. Entretanto, quando este profissional adentra uma instituição educacional, depara-se com inúmeras dificuldades: falta de compreensão de outros profissionais da educação acerca do papel do psicólogo na escola; manutenção de uma prática excludente, individualista (o problema está no aluno ou na sua família), caracterizando um pensamento cartesiano e linear de causalidade.

(...)

É evidente que diante da sua especificidade, ou seja, a de envolver todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem, o Psicólogo Educacional não pode mais compactuar com o antigo paradigma que até então regia toda a nossa prática. Aqui se faz necessário voltar na história e relembrar como nasceu esta especialidade.

(...)

A participação do Psicólogo Educacional está no cotidiano da escola, nas reuniões de conselho de classe, onde poderá estabelecer novas maneiras de olhar os alunos, evitando rótulos, diagnósticos imprecisos e hipóteses únicas. Deverá também participar do processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola."

 

Fonte: "Novos Paradigmas na Prática do Psicólogo Escolar" (Andrada)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  Desenvolver uma avaliação psicológica abrangente junto ao aluno, com o objetivo de identificar um possível diagnóstico.
 

b)  Realizar intervenções individuais com o aluno, tendo como foco o treino de suas habilidades e competências relativas à aprendizagem.


c)  Avaliar a situação do aluno, envolvendo todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.


d)  Atuar com o corpo docente da escola, oferecendo capacitações e treinamentos voltados para a compreensão do TDAH.
 

e)  Instruir o corpo docente para a elaboração e reformulação do projeto político pedagógico, a fim de sanar as dificuldades educacionais.

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