Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ao comparar os objetivos da Psicologia Escolar e da Psicologia da Educação, Marinho-Araújo e Almeida (2005) defendem que a Psicologia Escolar tem como objetivo

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) compreender os processos de aprendizagem e neles intervir.

 

Ao comparar os objetivos da Psicologia Escolar e da Psicologia da Educação, Marinho-Araújo e Almeida (2005) defendem que a Psicologia Escolar tem como objetivo

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Acredita-se que seja essa escola, fértil e desafiante à construção e do sujeito e às transformações sociais, o espaço de atuação para a Psicologia Escolar. Uma Psicologia Escolar desvinculada da onipotência de acreditar-se capaz da compreensão absoluta e da aceitação total que sustentam práticas equivocadas de "ajuda ao próximo" a fim de torná-lo feliz, adaptado, equilibrado, "reconduzido" (Almeida, 1992; Almeida, Rabelo, Cabral, Moura, Barreto & Barbosa, 1995; Andaló, 1984, 1992; Bettoi & Simão 2000; Bock, 1997, 2002; Souza, 2002).

 

Uma Psicologia Escolar que, em contrapartida, comprometa-se com a construção de concepções críticas e dialéticas sobre o homem, seu desenvolvimento, sua subjetividade, seus processos de aprendizagem e de comunicação; que, a partir dessas concepções, empenhe-se em intervenções que levem em conta as influências socioculturais na constituição do psiquismo humano e que sejam respaldadas por opções teóricas que consideram: a interdependência entre desenvolvimento e aprendizagem; a relação entre a pensamento e linguagem, afeto e cognição, consciência e emoção; a função e da imitação e de processos lúdicos e criativos como mediadores importantes no desenvolvimento de funções psicológicas mais complexas."

 

Fonte: "Psicologia escolar: construção e consolidação da identidade profissional" (Marinho-Araújo e Almeida) 

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  fornecer a base teórica para a prática da Psicologia da Educação.
b)  estudar os processos de ensino considerando os aspectos institucionais.
c)  identificar como o desenvolvimento socioemocional da criança afeta o processo de aprendizagem.
d)  promover o debate de políticas públicas no âmbito das instituições acadêmicas.
e)  compreender os processos de aprendizagem e neles intervir.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *