Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Tendo em vista o contexto educativo, em termos da análise da relação entre professor e aluno e do processo de ensino -aprendizagem, julgue o item que se segue.

Em uma concepção operacional da aprendizagem, o processo de ensino ocorre por meio de estratégias pedagógicas baseadas em objetivos e técnicas centralizados na transmissão do conteúdo, estratégias essas que repercutem na aprendizagem do aluno e geram as condições necessárias para que a aprendizagem aconteça.

Continua após a publicidade..

Resposta:

Resposta: B) Errado

A afirmação apresentada na questão é equivocada, pois uma concepção operacional da aprendizagem não se resume a estratégias pedagógicas baseadas em objetivos e técnicas centralizados na transmissão do conteúdo. Essa abordagem é conhecida como modelo de ensino tradicional ou Behaviorista, que se concentra na transmissão de conhecimentos do professor para o aluno, sem considerar a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.

A Psicologia Educacional defende que a aprendizagem é um processo mais amplo e complexo, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conteúdo. A aprendizagem é influenciada por fatores como o contexto educacional, as características do aluno, as estratégias de ensino e a relação professor-aluno. Portanto, a transmissão do conteúdo não é o único fator que influencia a aprendizagem do aluno.

Além disso, a Psicologia Educacional destaca a importância da construção do conhecimento pelo aluno, através de processos como a descoberta, a exploração e a resolução de problemas. Nesse sentido, o professor não é apenas um transmissor de conhecimentos, mas um facilitador do processo de aprendizagem, que cria condições para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.

Em resumo, a afirmação apresentada na questão não reflete a concepção operacional da aprendizagem defendida pela Psicologia Educacional, que considera a aprendizagem como um processo mais amplo e complexo, que envolve a interação entre o aluno, o professor e o conteúdo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *