Considere a seguinte situação:
Um(a) psicopedagogo(a) de uma Escola Pública Municipal fez a seguinte colocação em uma reunião de professores: “Não acredito que a educação deva se basear em uma visão centrada no professor, na transmissão de conhecimentos puros e simples e na ênfase na disciplina e na memorização.” Podemos afirmar que o(a) psicopedagogo(a) se contrapôs à chamada:
- A) Pedagogia Histórico-Crítica.
- B) Pedagogia Libertária.
- C) Pedagogia Tradicional.
- D) Pedagogia Libertadora.
- E) Pedagogia Popular.
Resposta:
A resposta correta é a letra C) Pedagogia Tradicional. Isso porque a afirmação do psicopedagogo se contrapõe à visão tradicional de educação, que se baseia na transmissão de conhecimentos puros e simples, na ênfase na disciplina e na memorização.
A Pedagogia Tradicional se caracteriza por uma abordagem mais autoritária, onde o professor é visto como a figura central do processo educacional, e o conhecimento é transmitido de maneira mais unilateral. Já a afirmação do psicopedagogo sugere uma abordagem mais centrada no aluno, mais participativa e mais focada no desenvolvimento das habilidades e competências.
As outras opções não se relacionam diretamente com a afirmação do psicopedagogo. A Pedagogia Histórico-Crítica (A) se refere a uma abordagem que busca entender a educação como um processo histórico e social, mais do que uma transmissão de conhecimentos. A Pedagogia Libertária (B) se baseia em uma abordagem mais libertária e anti-autoritária, que busca promover a autonomia do aluno. A Pedagogia Libertadora (D) se refere a uma abordagem que busca libertar o aluno de suas limitações e opressões sociais. A Pedagogia Popular (E) se refere a uma abordagem que busca promover a educação como um processo de conscientização e mobilização social.
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