Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na área da psicologia escolar e educacional, identifica-se um conjunto significativo de pesquisas e trabalhos que marcam diferentes estilos de atuação, articulando dimensões sociais, políticas e institucionais em uma perspectiva que luta por transformações das práticas e da realidade educacional.

Logo, um aspecto importante que o psicólogo educacional deve levar em consideração nas suas intervenções é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas.

   

  

Logo, um aspecto importante que o psicólogo educacional deve levar em consideração nas suas intervenções é:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Conforme pudemos observar no decorrer desse documento, atualmente, na área de Psicologia Escolar e Educacional, identifica-se um conjunto significativo de pesquisas e trabalhos que marcam diferentes estilos de atuação, articulando dimensões sociais, políticas e institucionais em uma perspectiva que luta por transformações das práticas e da realidade educacional.

 

E, a título de síntese, apresentamos alguns aspectos importantes às intervenções:

 

a) compreensão das práticas cotidianas que constroem a rotina escolar;

 

b) consideração da escola como um lugar privilegiado de convivência e inserção social;

 

c) atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas;

 

d) valorização dos professores como agentes principais no processo educacional;

 

h) ênfase da produção inventiva dos estudantes e dos professores;

 

i) participação nas análises e construção das estratégias ético-político-pedagógicas que são utilizadas nas escolas."

 

Fonte: "Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  compreensão das práticas cotidianas que constroem a rotina escolar e da neutralidade que as práticas pedagógicas devem ter.


b)  consideração da escola como um lugar apolítico, pois visa a convivência e inserção social para todas as idades.
 

c)  atenção à complexidade social, pedagógica e institucional em que são produzidas as problemáticas.
 

d)  consideração de que, com as metodologias ativas, os professores podem ser agentes secundários no processo educacional.
 

e)  ausência na construção das estratégias ético-político-pedagógicas que são utilizadas nas escolas.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *