Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Intervir na rede de relações que produz a queixa escolar de um aluno significa entrar direta e concretamente em contato com os outros participantes significativos, além da criança/jovem. Afinal, há uma trama demandante, frequentemente fragmentada, produzindo o encaminhamento.

Assim, um princípio para o trabalho com todos os participantes dessa rede seria

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer.

   

  

Assim, um princípio para o trabalho com todos os participantes dessa rede seria

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Intervir na rede de relações que produz queixa significa entrar direta e concretamente em contato com os outros participantes significativos além da criança/jovem. Afinal, há uma trama demandante, frequentemente fragmentada, produzindo o encaminhamento.

 

Alguns princípios em comum de trabalho com todos os participantes da rede com quem costumamos ter um ou vários contatos diretos são:

 

oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer;

 

– colher e promover pensamento sobre a versão daquele ator sobre a queixa, o que inclui:

 

– favorecer a apropriação pelo mesmo do processo de produção de tal queixa e sua história contextualizada em ambientes e relações;

 

– identificar e fortalecer as potências daquele ator e suas relações com os demais envolvidos na rede, criando condições para que este se aproprie de tais potências. Este princípio é importante em casos de queixas escolares devido à imensa carga de sofrimento de seus atores que se produz em um universo em que o foco das relações entre seus participantes e deles com o mundo do conhecimento se foca no fortalecimento da impotência, incapacidade, limitação e falhas e faltas, imputadas aos indivíduos sem uma visão de processo e sistema e internalizadas por estes, com grande carga de culpa.

 

– promover, em nossos encontros com os envolvidos e nos encontros entre eles, a circulação de informações, percepções, reflexões e versões referentes à queixa, seu processo de produção e sentidos e caminhos de superação da mesma. Deste modo, desconstruímos a fragmentação de saberes e fazeres, que abre espaços ao recorte biologizante operado pela medicalização, e intensificamos as possibilidades de movimentação da rede por meio das integrações e confrontos que se produzem."

 

Fonte: "Concepções e proposições em psicologia e educação: a trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo" (Machado et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  identificar as dificuldades desse aluno, criando condições para que estas sejam expostas para sua superação.


b)  promover encontros com os envolvidos, para que todos possam se manifestar, face a face, e dizer diretamente para o aluno suas queixas.


c)  colher e promover discussões sobre a versão da família sobre aquele aluno e sua queixa.


d)  compreender que o respeito à singularidade não necessariamente exige processos singulares, podendo uma medida ser aplicada a todos os alunos.


e)  oferecer um espaço de expressão potente para que uma comunicação significativa possa acontecer.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *