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Sobre a atuação do psicólogo na inclusão escolar, aponta- se que, em muitos casos, a prática psicológica continua a mesma de anos atrás, consistindo na realização de anamnese com os responsáveis e a avaliação do nível intelectual e emocional do aluno, culminando na elaboração de laudos psicológicos dizendo aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências.

Tal atuação é problemática, uma vez que

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) ajuda o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão.

   

  

Tal atuação é problemática, uma vez que

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Um dos maiores entraves para uma atuação crítica da(o) psicóloga(o) em contextos educacionais inclusivos ocorre em virtude de sua formação inicial que aborda superficialmente a temática da deficiência e da inclusão escolar, além da ênfase clínica nas disciplinas da Psicologia Escolar. A pouca informação sobre esses assuntos faz com que a(o) psicóloga(o) encontre dificuldades para intervir no processo de inclusão escolar de estudantes com deficiências (TADA, 2009).

 

Dessa forma, a prática psicológica continua a mesma de quando crianças e jovens com deficiência eram encaminhados para as escolas especiais, consistindo na realização de anamnese com os responsáveis e a avaliação do nível intelectual e emocional. A partir dessas avaliações, laudos psicológicos são elaborados dizendo apenas aquilo que as crianças e jovens não possuem em função de suas deficiências, não constando informações que possam auxiliar os professores em sua prática pedagógica. Dessa forma, ajudam o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão. Relações fundamentadas no preconceito fazem com que a pessoa com deficiência sinta-se desvalorizada socialmente, considerando que 'A deficiência em si não decide o destino da personalidade e, sim, as consequências sociais e sua realização sociopsicológica.' (VYGOTSKI,1997, p. 30)."

 

Fonte: "Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.

 

 a)  os documentos abordam informações que podem auxiliar os professores em sua prática pedagógica, mas não dizem quais práticas pedagógicas utilizar.


b)  auxilia apenas a família do aluno a lidar com comportamentos internalizantes e externalizantes, sem dar respaldo para a comunidade escolar.


c)  promove práticas inclusivas apenas para os alunos que passam por avaliação psicológica, excluindo os demais.
 

d)  considera a escola como local de exclusão, deixando de lado as limitações e potencialidades trazidas pelos próprios alunos.


e)  ajuda o preconceito a se perpetuar nas relações estabelecidas entre professores, estudantes, equipe técnica, endossando práticas de exclusão.

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