É fundamental a atuação do psicólogo diante das situações de indisciplina e violência no contexto escolar. Pesquisadores contemporâneos da psicologia escolar e educacional crítica apontam que a escola é um lugar de constante crise de autoridade. Assim, cabe ao/à psicólogo/a
- A) considerar que a violência e a indisciplina na escola advêm de fatores, exclusivamente, externos a esse contexto, porque são forjados a partir dos contextos familiares.
- B) analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.
- C) elaborar práticas que deixem evidente a necessidade de se submeter a hierarquias e à constituição das autoridades no contexto escolar, como forma de minar os processos de violência e de indisciplina.
- D) atuar na perspectiva da disciplinarização de estudantes e de processos relacionais no contexto escolar, pelo fato de as manifestações de indisciplina e de violência serem geradas diretamente por esses atores.
- E) reivindicar o uso proporcional da força como forma de combater as práticas de violência e de indisciplina praticadas pelo estudante, seja com dispositivos de punição na escola, seja com auxílio de agentes externos de segurança.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.
Gabarito: Letra B
a) considerar que a violência e a indisciplina na escola advêm de fatores, exclusivamente, externos a esse contexto, porque são forjados a partir dos contextos familiares.
Errado. A violência e a indisciplina na escola advêm tanto de fatores internos quanto externos a esse contexto.
b) analisar as relações entre a indisciplina, o contexto escolar, o contexto social e a prática pedagógica e os fatores desses elementos que geram os problemas de indisciplina e de violência.
Certo!
c) elaborar práticas que deixem evidente a necessidade de se submeter a hierarquias e à constituição das autoridades no contexto escolar, como forma de minar os processos de violência e de indisciplina.
Errado. A repressão pura e simplesmente não é o caminho para acabar com a violência.
d) atuar na perspectiva da disciplinarização de estudantes e de processos relacionais no contexto escolar, pelo fato de as manifestações de indisciplina e de violência serem geradas diretamente por esses atores.
Errado. A violência e a indisciplina, como já dissemos, são multifatoriais, e os indivíduos não devem ser os únicos responsabilizados.
e) reivindicar o uso proporcional da força como forma de combater as práticas de violência e de indisciplina praticadas pelo estudante, seja com dispositivos de punição na escola, seja com auxílio de agentes externos de segurança.
Errado. A força não é o melhor caminho, e a psicologia definitivamente não deve usar esse recurso.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário