Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Dadas as afirmativas a respeito das ideias sobre ensino/aprendizagem de Maria Montessori,

I. Tira do docente o protagonismo do processo educacional, deslocando-o para o aluno.

II. O ambiente educacional passa a ser decisivo no processo ensino/aprendizagem.

III. A base do método de Montessori é a experimentação e a heteronomia como motores propulsores do aprendizado do indivíduo.

verifica-se que está/ão correta/s

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.

Gabarito: Letra C

 

Certo. Essa é uma parte importante da teoria Montessori.

“Baseados nesses novos conhecimentos, a inovação escolar da década de 1930 foi o deslocamento do protagonismo do professor para o protagonismo do aluno, a necessidade de ajuste de currículo àquilo que fosse da capacidade e interesse dos alunos, o uso de exames biométricos e a tentativa de organizar classes homogêneas com o intuito de aumentar o rendimento escolar e o desejo de aproximar o aprendizado escolar da vida real dos alunos.” 

 

Certo. O ambiente educacional é decisivo no processo, mas o ambiente tradicional não possibilita essa participação necessária.

 “O objetivo deste trabalho é abordar a metodologia Montessori e sua concepção de aprendizagem, bem como a relação professor – aluno e sua importância. Em sua trajetória, Maria Montessori observou que além do método tradicional de ensino, o ambiente escolar não proporcionava ao aluno a participação ativa e o protagonismo necessário ao seu processo de aprendizagem, pois o aluno participa passivamente desse processo em que está inserido.  Mas o que seria um ambiente preparado? Quais seriam os materiais específicos para compor tal ambiente?

De acordo com Forneiro (1998, p. 232-233),

o termo espaço refere-se ao espaço físico, ou seja, aos locais para a atividade caracterizados pelos objetos, pelos materiais didáticos, pelo mobiliário e pela decoração. Já, o termo ambiente refere-se ao conjunto do espaço físico e às relações que se estabelecem no mesmo (afetos, as relações interpessoais entre as crianças, entre crianças e adultos, entre crianças e sociedade em seu conjunto).

O espaço e o ambiente de aprendizagem devem oferecer à criança todas as ferramentas e relações necessárias, que facilitem o seu desenvolvimento, pois “as condições do espaço pedagógico condicionam a educação e o ensino” (Gadotti, 2000, p. 119). Ainda, os professores devem orientar o aprendizado do aluno da forma mais efetiva possível, aproveitando o espaço e os materiais pedagógicos disponibilizados no ambiente.”

 

Errado. A base do método de Montessori é a experimentação e a autonomia.

 

Nosso gabarito é Letra C

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *