A psicologia tem papel fundamental nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência na escola, devendo, dessa forma, realizar
- A) atividades de orientação, avaliação psicológica e encaminhamento, porém tendo consciência que somente o professor é quem deverá definir a metodologia de trabalho junto com seus estudantes.
- B) intervenções que visem à autonomia do estudante, fazendo o mínimo de adaptações possíveis, caracterizando, assim, uma inclusão mais justa e menos dispendiosa ao Estado.
- C) atendimento da pessoa com deficiência de forma que ela não seja dependente de sua família durante o processo de desenvolvimento de autonomia.
- D) ações para promover a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.
Resposta:
A resposta correta é a letra D) ações para promover a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.
A psicologia educacional desempenha um papel fundamental nas políticas de inclusão das pessoas com deficiência na escola. Nesse sentido, é essencial que os profissionais de educação especial trabalhem em conjunto com os estudantes e suas famílias para promover a inclusão e a autonomia desses indivíduos.
A alternativa correta, letra D, destaca a importância de ações que promovam a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência. Isso é fundamental para garantir que esses indivíduos sejam incluídos de forma efetiva em todos os contextos, seja na escola, na família ou na sociedade em geral.
Além disso, a participação da comunidade escolar e da família é essencial para garantir que as necessidades específicas das pessoas com deficiência sejam atendidas de forma adequada. Isso pode incluir a adaptação do currículo, a provisão de recursos adicionais e o apoio emocional necessário para que esses indivíduos possam alcançar seu pleno potencial.
Portanto, a resposta correta é a letra D, pois ela destaca a importância de ações que promovam a participação da comunidade escolar e da família no processo inclusivo da pessoa com deficiência, favorecendo a participação desse indivíduo em todos os contextos.
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