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Levando em conta a prática do psicólogo escolar, é de fundamental importância que ele esteja inserido no ambiente da escola, participando do seu cotidiano para que possa ter uma atuação específica e mais voltada à realidade.

Desse modo, o psicólogo, nessas instituições, é um agente fundamental para

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) construção do projeto político-pedagógico, participando do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do documento, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.

   

  

Desse modo, o psicólogo, nessas instituições, é um agente fundamental para

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A(O) psicóloga(o) e o projeto político-pedagógico

 

As escolas desenvolvem sua prática a partir de um projeto político-pedagógico. A dimensão política do projeto pedagógico refere-se a valores e metas que permeiam o conjunto de práticas na escola. É função da(o) psicóloga(o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar. Isso permite sua inserção no conjunto das ações desenvolvidas pelos profissionais da escola e reafirma seu compromisso com o trabalho interdisciplinar.

 

(...)

 

- Valorizar e potencializar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando a diversidade cultural das instituições e seu entorno para subsidiar a prática profissional;

 

(...)

 

Observou-se também a importância da demonstração de outras possibilidades de ampliação da atuação na Educação Básica que superem os limites da intervenção psicoterapêutica voltadas para o atendimento individual. Muitos profissionais de Psicologia afirmaram que tem sido possível desenvolver práticas que não focalizam os indivíduos e sim o contexto educacional como um todo.

 

(...)

 

À Psicologia Escolar e Educacional almejamos um projeto educacional que vise a coletivizar práticas de formação e de qualidade para todos; que lute pela valorização do trabalho do professor e constitua relações escolares democráticas, que enfrente os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida de educadores e estudantes; que lute por políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento de todos e todas, trabalhando na direção da superação dos processos de exclusão e estigmatização social."

 

Fonte: "Referências Técnicas para Atuação de psicólogas(os) na educação básica" (CFP)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  valorização da construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, considerando somente as questões internas da escola, sem necessitar refletir sobre seu entorno social.


b)  elaboração de espaços de produção da subjetividade, conduzindo a uma perspectiva individualizante e desenvolvendo um modelo clínico-assistencial que contribua com a aprendizagem dos estudantes.


c)  construção do projeto político-pedagógico, participando do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do documento, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.


d)  construção de procedimentos e estratégias de intervenção voltadas para o tratamento das patologias daqueles estudantes que possuam dificuldades de aprendizagem.

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