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De acordo com o livro “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (TAILE; OLIVEIRA; PINTO, 1992), no que concerne ao capítulo “O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget”, de Yves de La Taille, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para Piaget, no processo de desenvolvimento as ações dos sujeitos sobre os objetos são desnecessárias, visto que não constroem conhecimentos.

( ) As operações mentais permitem a construção de conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo e, também, na comunicação do pensamento cuja correção e coerência são avaliadas pelos outros.

( ) As relações de cooperação pressupõem as operações de dois ou mais sujeitos onde há simetria, discussão, troca de pontos de vista e controle mútuo dos argumentos e provas.

( ) A coação representa uma etapa obrigatória e necessária em toda a vida do ser humano, somente com ela se compreende o desenvolvimento das operações mentais, pois parte de relações assimétricas muito importantes para o desenvolvimento cognitivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) F – V – V – F.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Para Piaget, essa "marcha para o equilíbrio" tem bases biológicas no sentido de que é próprio de todo sistema vivo procurar o equilíbrio que lhe permite a adaptação; e também no sentido em que existem processos de auto-regulação que garantem a conquista deste equilíbrio. Nesse processo de desenvolvimento são essenciais as ações do sujeito sobre os objetos, já que é sobre os últimos que se vão construir conhecimentos, e que é através de uma tomada de consciência da organização das primeiras (abstração reflexiva) que novas estruturas mentais vão sendo construídas.

(...)

Neste ponto, devemos nos perguntar para que servem as operações mentais. Sem dúvida alguma, elas cumprem o papel de permitir um conhecimento objetivo dos diversos elementos presentes na natureza e na cultura. Dito de outra forma, permitem à inteligência chegar à coerência, à objetividade, mas tanto a busca do conhecimento como da coerência não representam necessidades quase poderiam atribuir indivíduo isolado: são, antes de mais nada, necessidades decorrentes da vida social. De fato, cada um de nos precisa construir conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo, e também precisa comunicar seu pensamento, cuja correção e coerência serão avaliadas pelos outros.

(...)

As relações de cooperação representam justamente aquelas que vão pedir e possibilitar esse desenvolvimento. Como se indica, a cooperação pressupõe a coordenação das operações de dois ou mais sujeitos. Agora, não há mais assimetria, imposição, repetição, crença etc. Há discussão, troca de pontos de vista, controle mútuo dos argumentos e das provas.

(...)

Portanto, a coação representa uma etapa a obrigatória e necessária da socialização da criança. Todavia, se somente houvesse coação, não se compreenderia o desenvolvimento das operações mentais. A cooperação necessária a esse desenvolvimento tem seu início, segundo Piaget, nas relações entre crianças, daí a simpatia que ele sempre teve pelos trabalhos em grupo como alternativa pedagógica."

 

Fonte: “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (Taille et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas abaixo.

 

( F ) Para Piaget, no processo de desenvolvimento as ações dos sujeitos sobre os objetos são desnecessárias, visto que não constroem conhecimentos.

  

( V ) As operações mentais permitem a construção de conhecimentos em resposta a uma demanda social de algum tipo e, também, na comunicação do pensamento cuja correção e coerência são avaliadas pelos outros.

  

( ) As relações de cooperação pressupõem as operações de dois ou mais sujeitos onde há simetria, discussão, troca de pontos de vista e controle mútuo dos argumentos e provas.

  

( ) A coação representa uma etapa obrigatória e necessária em toda a vida do ser humano, somente com ela se compreende o desenvolvimento das operações mentais, pois parte de relações assimétricas muito importantes para o desenvolvimento cognitivo.

 

Portanto, a sequência ficou F V V F. Encontramos a resposta na Letra C.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


a)  V – F – F – V.
b)  V – V – F – V.
c)  F – V – V – F.
d)  F – V – F – F.
e)  V – F – V – V.

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