Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ainda de acordo com o artigo “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (OLIVEIRA, 2021), assinale a alternativa INCORRETA.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) O acesso se vincula com o movimento de impossibilitar a entrada de diferentes perfis de brasileiros aos ambientes acadêmicos, promovendo a separação necessária para os grupos historicamente excluídos.

 

Ainda de acordo com o artigo “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (OLIVEIRA, 2021), assinale a alternativa INCORRETA.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Quando se trata de conceitos, eles nem sempre estão claramente definidos nos documentos oficiais. Por esse motivo, debater os possíveis entendimentos das palavras acesso, permanência e êxito, no contexto da educação brasileira, pareceu necessário inicialmente, já que, ao saber o significado de cada uma dessas palavras, ações podem ser propostas, concretizadas e acompanhadas. Para além disso, esses termos têm ganhado destaque no âmbito das pesquisas acadêmicas na área da educação.

(...)

As mudanças na educação acontecerão em diferentes níveis de intervenção, uns no cotidiano escolar e outros nos espaços de criação de políticas públicas e de regulamentos. Independente do nível de intervenção, entender com clareza os conceitos presentes na realidade da gestão escolar, em sentido amplo, é fundamental, além de promover a orientação de ações estratégicas.

 

Um desses conceitos é o de “evasão”, que tem sido objeto de estudos acadêmicos por muitos anos, mas que possivelmente perderá força no futuro e será substituído por três palavras: acesso, permanência e êxito, já que a complexidade de entender e de se fazer entender no contexto da educação brasileira não poderia mesmo ser resumida em um único termo.

 

É por isso que o conceito do tripé supracitado fica definido da seguinte forma: o acesso fica vinculado ao movimento de possibilitar aos diferentes perfis de brasileiros a entrada nos ambientes acadêmicos de formação nos diferentes níveis, promovendo equidade para grupos historicamente excluídos.

 

O ato de permanecer vincula-se ao sentimento de pertencimento à instituição, com a participação ativa nas atividades curriculares e em atividades de pesquisa e extensão, com a identificação com o curso, entre outros fatores.

 

O êxito, além da conclusão do curso, vincula-se ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais, à preparação para o trabalho e para a cidadania, ou seja, essas três palavras carregam um peso considerável quando se trata de direcionar o desenvolvimento da educação brasileira."

 

Fonte: “O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira” (Oliveira)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.


a)  Em relação aos conceitos utilizados nos documentos oficiais, é necessário que sejam mais definidos e discutidos, sobretudo, o significado de acesso, permanência e êxito.
 

b)  O autor acredita que o conceito “evasão” deve ser substituído por acesso, permanência e êxito, já que a complexidade de entender e de se fazer entender no contexto da educação brasileira não poderia mesmo ser resumida em um único termo.
 

c)  O acesso se vincula com o movimento de impossibilitar a entrada de diferentes perfis de brasileiros aos ambientes acadêmicos, promovendo a separação necessária para os grupos historicamente excluídos.


d)  O ato de permanecer vincula-se ao sentimento de pertencimento à instituição, participando de atividades curriculares e de pesquisa e extensão, assim como a identificação com o curso, dentre outros fatores.


e)  O êxito está além da conclusão do curso, também se vincula ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais, à preparação para o trabalho e para a cidadania.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *