O artigo “O psicólogo escolar na educação infantil: uma proposta de intervenção psicossocial” (Mezzalira et al., 2019) compartilha uma intervenção psicossocial desenvolvida por estudantes e profissionais da psicologia escolar dentro de uma instituição municipal de Educação Infantil localizada em uma cidade do estado de São Paulo:
“As intervenções descritas neste artigo revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil. O procedimento inicial de mapear as crianças foi de extrema importância para o conhecimento das crianças e a _______ sobre suas histórias de vida. A partir destas informações, foi possível a elaboração de intervenções _______ com educadores e famílias. A atividade do mapeamento também permitiu visualizar e construir uma rede municipal de acompanhamento das crianças, entrando em contato e reunindo-se com os equipamentos públicos de proteção à criança e ao adolescente, tais como: Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social e o _______”. (p. 11 e 12).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- A) reflexão – contextualizadas – posto de saúde
- B) construção – holísticas – ONGS
- C) construção – descritivas – centro comercial
- D) meditação – contextualizadas – posto de saúde
- E) reflexão – artísticas – serviço de convivência
Resposta:
A alternativa correta é letra A) reflexão – contextualizadas – posto de saúde
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas trazidas por esta questão, peço ao aluno que não deixe de acompanhar o recorte textual importado da literatura de Mezzalira et al., (2019, pp11-12), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“As intervenções descritas neste artigo revelaram algumas possibilidades de ação do psicólogo escolar na educação infantil. O procedimento inicial de mapear as crianças foi de extrema importância para o conhecimento das crianças e a reflexão sobre suas histórias de vida. A partir destas informações foi possível a elaboração de intervenções contextualizadas com educadores e famílias. A atividade do mapeamento também permitiu visualizar e construir uma rede municipal de acompanhamento das crianças, entrando em contato e reunindo-se com os equipamentos públicos de proteção à criança e ao adolescente, tais como: Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social e o Posto de Saúde.”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis ratifica-se que apenas a LETRA “A” (reflexão – contextualizadas – posto de saúde) corresponde corretamente o que requisita o enunciado e é mencionado pela publicação supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se as demais alternativas não são compatíveis ao que solicita a questão na íntegra, pela ausência de literalidade em relação a descrição do que é especificado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “A” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
da Costa Mezzalira, A. S., Weber, M. A. L., Beckman, M. V. R., & Guzzo, R. S. L. (2019). O psicólogo escolar na educação infantil: uma proposta de intervenção psicossocial. Revista de Psicologia da IMED, 11(1), 233-247.
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