O artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (ANTUNES, 2008), discute os compromissos e perspectivas da psicologia escolar e educacional. Diante disso, analise as seguintes assertivas.
I. A educação democrática implica na democratização de saberes, os quais antes foram historicamente privilégios das classes dominantes.
II. A psicologia Escolar e Educacional deve se comprometer com a educação das classes populares.
III. Para uma educação democrática, é necessário que se dimensione as mais variadas aquisições de conhecimentos, domínio da leitura e da escrita, da matemática e de outros recursos contemporâneos, como informática e línguas estrangeiras.
IV. A prática pedagógica deve centrar-se no desenvolvimento pleno do educando, sem necessidade de diálogo e respeito com a cultura própria da criança.
Quais estão corretas?
- A) Apenas I e III.
- B) Apenas II e III.
- C) Apenas II e IV.
- D) Apenas I, II e III.
- E) Apenas I, II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Apenas I, II e III.
A questão está baseada no seguinte texto:
"É condição para a discussão de compromissos, assim como das perspectivas que se colocam a partir deles, a explicitação do lugar a partir do qual se fala. Compromisso implica três instâncias: aquele que se compromete (neste caso, referimo-nos à Psicologia Escolar e Educacional), aquele com quem se compromete (as classes populares) e aquilo com que se compromete (a construção de uma educação democrática). Trata-se, portanto, de discutir o compromisso da Psicologia Escolar e Educacional com a educação das classes populares, o que torna necessário expor a concepção de educação que dá base à posição aqui defendida.
(...)
A educação que aqui se afirma é uma educação rigorosa e amplamente democrática, que deve ser acessível a todos e que não transige na defesa desse princípio. É concebida como instância social responsável pela tarefa de socialização dos conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo de sua história, criando condições para que todos possam ascender do senso-comum aos saberes fundamentados, articulados e sintéticos sobre o mundo. Educação democrática significa, portanto, democratização de saberes; saberes estes que foram historicamente privilégios - na produção e no acesso - das classes dominantes.
Para que ela se realize em cada sujeito, é necessário garantir o domínio de recursos necessários para a apreensão do conhecimento, como o domínio da leitura e da escrita, da matemática e de outros recursos próprios da contemporaneidade, como informática e línguas estrangeiras. Isso, entretanto, constitui-se tão somente o ponto de partida, pois são apenas os meios necessários para a aquisição de outros conhecimentos, que devem ser considerados em todas as suas expressões, da filosofia à ciência e às artes, em permanente diálogo com a cultura própria da criança, que deve ser respeitada e considerada no processo de ensino-aprendizagem.
Disso decorre uma concepção de prática pedagógica centrada nos processos de ensino e aprendizagem, cuja finalidade é propiciar o desenvolvimento pleno do educando, em todos os aspectos que o constitui como sujeito singular e, ao mesmo tempo, pertencente ao gênero humano."
Fonte: “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (Antunes)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra D.
Quais estão corretas?
a) Apenas I e III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas II e IV.
d) Apenas I, II e III.
e) Apenas I, II e IV.
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