No artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas”. (ANTUNES, 2008), a autora conceitua que existem distinções na interface da psicologia com a educação, de modo que existe uma psicologia que se trata de um conjunto de saberes que tem por objetivo explicar e subsidiar a prática pedagógica, que é necessária para a prática dos educadores. A outra, no entanto, se trata de um campo de atuação de profissionais da psicologia que atuam no âmbito da escola. Assinale a alternativa que denomina corretamente essas psicologias na ordem de sua apresentação supracitada.
- A) Psicologia Social e Psicologia Clínica.
- B) Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho.
- C) Psicologia Institucional e Psicologia Escolar.
- D) Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica.
- E) Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.
No artigo “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas”. (ANTUNES, 2008), a autora conceitua que existem distinções na interface da psicologia com a educação, de modo que existe uma psicologia que se trata de um conjunto de saberes que tem por objetivo explicar e subsidiar a prática pedagógica, que é necessária para a prática dos educadores. A outra, no entanto, se trata de um campo de atuação de profissionais da psicologia que atuam no âmbito da escola. Assinale a alternativa que denomina corretamente essas psicologias na ordem de sua apresentação supracitada.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Nesse contexto, começam a se diferenciar, ainda que de forma não sistemática e formal, a psicologia educacional, como conjunto de saberes que pretende explicar e subsidiar a prática pedagógica, sendo, portanto, de domínio necessário para todos os educadores, e a psicologia escolar, como campo de atuação de profissionais da psicologia que atuariam no âmbito da escola, desempenhando uma função especifica, alicerçada na psicologia e que se caracterizou inicialmente por adotar o modelo clínico de intervenção."
Fonte: “Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas” (Antunes)
Portanto, encontramos a resposta na Letra E.
a) Psicologia Social e Psicologia Clínica.
b) Psicologia Educacional e Psicologia do Trabalho.
c) Psicologia Institucional e Psicologia Escolar.
d) Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica.
e) Psicologia Educacional e Psicologia Escolar.
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